Estudos de solo para água em Itaipuaçu quase concluídos

Empresa responsável pela obra constrói canteiro na Rua 34

Verificação do trajeto dos dutos de água mostra solo em boas condições

Deve terminar em dois meses a etapa de estudos de solo para implantação da rede de abastecimento de água tratada em Itaipuaçu e Inoã. A informação foi dada por técnicos da Dimensional Engenharia – empresa responsável pelas obras – e confirmada pela Secretaria de Projetos Especiais de Maricá. As equipes que realizam a verificação finalizaram a maior parte do trajeto que margeia a Estrada de Itaipuaçu, restando somente um trecho entre a Rua Um e o reservatório que fica no Barroco.

Os técnicos informaram ainda que, segundo os primeiros estudos, o solo de Itaipuaçu apresenta boas condições de perfuração, o que permitirá a implantação dos dutos da chamada “rede tronco” sem a necessidade de maiores interferências. Ainda de acordo com os técnicos, a topografia plana do bairro vai facilitar tanto a colocação da rede quanto a distribuição da água.

Os dutos deverão passar a cerca de dois metros de profundidade, sempre beirando a principal via de acesso ao bairro. A equipe verifica agora o trajeto de passagem da água pelo bairros de Rio do Ouro, Várzea das Moças e Calaboca, em São Gonçalo, por onde passará a rede que virá da estação de tratamento do Laranjal.

Vagas – A Dimensional Engenharia informa que ainda está recebendo inscrições para as vagas de emprego a serem abertas durante a implantação da rede de água, que tem duração prevista para os próximos dois anos. Deverão ser contratados cerca de cem trabalhadores.

As inscrições podem ser feitas no escritório empresa, que foi montado na Rua 34, entre as ruas Oito e Nove, onde os interessados devem comparecer munidos de documentação. Por solicitação da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, terão preferência os candidatos que sejam moradores do município.

O contrato para implantação do sistema de abastecimento em Itaipuaçu e Inoã foi assinado no fim de janeiro pelo prefeito Washington Quaquá, pelo governador Sérgio Cabral e pelo presidente da Cedae, Wagner Victer. O projeto prevê a instalação de mais de 240 quilômetros de dutos que levarão água a toda a região. O investimento é da ordem de R$ 70 milhões.