Maricá exporta modelo de gestão

A secretária Maria Helena mostrou o que é necessário para o sucesso da administração

Interessada em impor ao município um modelo de gestão administrativa e financeira moderno e eficiente, a Prefeitura de Bom Jardim enviou uma equipe de gestores da área financeira e tributária para conhecer o modelo implantado com sucesso em Maricá pelo governo Washington Quaquá. Coube à secretária de Fazenda, Maria Helena Alves Oliveira, responsável pelo programa "Seja Legal com Maricá", detalhar o módulo "Empresa mais fácil", o escolhido pelos visitantes. Maria Helena começou dizendo o que ela considera básico para o sucesso de um administrador municipal.

"Ou os municípios aprendem a gerenciar suas receitas próprias ou ficam na eterna dependência do repasse de recursos externos", disse a secretária, acrescentando também que, quando assumiu o cargo, 70% das empresas do município eram clandestinas.

"O desafio era enorme. Resolvemos então mostrar ao empresário que o papel da Prefeitura é o de ajudar a cadeia produtiva, que ele pode contar com o governo como parceiro. Conseguimos mudar a visão deles em relação ao fiscal e criamos uma série de mecanismos para facilitar a vida deles", afirmou. Mas ela garantiu que não há possibilidade alguma de aumentar a base da arrecadação sem ajuda da tecnologia. "Informatizamos alguns serviços básicos e estamos implantado o E-Cidade, que é um projeto de gestão integrada", acrescentou.

Lionísio Heleno de Castro Figueira, secretário de Fazenda de Bom Jardim, perguntou qual o projeto que mais facilitou a  modernização de Maricá. Maria Helena respondeu que a Central de Atendimento foi fundamental. "Além de ser dever de ofício tratar bem ao contribuinte, passa a idéia de civilidade, de organização, de amor à cidade", disse.

Maria Helena prometeu, ainda, além de enviar cópias de todos os projetos em andamento em Maricá que interessassem a Bom Jardim, ajudar, com sua experiência, na captação de recursos  do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos-PMAT do BNDES. Guilherme dos Santos Porto Júnior, secretário executivo, Alexandre Quintanilha, coordenador, e Patrícia Fagundes Florêncio e Flávia Carmo Canedo, membros, todos do "Empresa mais fácil", assessoraram a Secretária na exposição.