Maricá vai construir Escola Popular Transformadora

0
1373

Prefeito adotará modelo onde a criança estuda num turno e, no outro, participa de atividades culturais e esportivas. Primeira unidade será construída ainda este ano

 

O prefeito Washington Quaquá anunciou que irá construir no bairro Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, ainda este ano, a primeira Escola Popular Transformadora do município. Toda construção da unidade escolar será voltada para a acessibilidade dos moradores e responsabilidade ambiental. O projeto prevê o desenvolvimento de sistemas de energias ecologicamente corretas, com a instalação de placas solares e calhas para captação de água das chuvas, que serão reaproveitadas na própria escola.

A unidade terá 18 salas de aulas, distribuídas em dois pavimentos, com refeitório, biblioteca e auditório para 240 pessoas. Além disso, também está prevista a construção de uma quadra poliesportiva e piscina coberta, pista de atletismo, academia de ginástica, parque, estacionamento e várias salas de recursos. Segundo o secretário de Educação, professor Marcos Ribeiro, o primeiro seguimento da escola funcionará em tempo integral, mas o segundo, por enquanto, será em um turno, a idéia do tempo integral deve ser adaptada ao desenvolvimento do aluno na escola.

Esse modelo de escola é considerado o ideal pelo prefeito Washington Quaquá, que planeja construir outras unidades no município, pois além de oferecer ensino integral, tem excelente nível técnico. Dentro desses moldes, também funcionará o programa Cidade Educadora, onde os alunos estudam as matérias da grade curricular, como Português, Matemática, História e Geografia, e no contra turno participam de aulas de teatro, música, atividades esportivas e aprende uma profissão.

“Acredito num mundo com oportunidades iguais para todos, por isso vamos construir uma escola popular e de tempo integral. Temos o compromisso de oferecer as crianças um ensino de qualidade e que não deixe a desejar a nenhuma escola particular”, afirma Quaquá.