Quaquá se reúne com catadores de Inoã

Catadores pediram ao prefeito um local para a construção de sua sede

O prefeito Washington Quaquá se reuniu em seu gabinete nesta terça-feira (18/01) com a diretoria da Cooperativa Popular de Reciclagem Inoã (COOPRI). A reunião serviu para discussão dos planos e metas da cooperativa inaugurada no dia 15 de janeiro. Entre os assuntos discutidos, estiveram na pauta a doação através de documento de propriedade de uma área para construção da sede da COOPRI, que constará de dois galpões, um para separação do lixo coletado e outro para projetos sociais, inclusive uma fábrica de vassouras, que ampliará a geração de emprego e renda, idéia lançada pelo prefeito aos membros da cooperativa, e que foi aceita de imediato.

Segundo o presidente da Associação de Posseiros de Inoã, e idealizador da COOPRI, o local da sede da cooperativa deverá ser definido pelo prefeito até quinta-feira (20/01). “O prefeito Washington Quaquá é um político sensível às questões comunitárias, e sabe a importância de uma primeira cooperativa de trabalho em um bairro populoso como Inoã. Com o seu apoio, com certeza avançaremos bastante”, declarou.

O suporte técnico à nova cooperativa, está sendo dado pela Subsecretaria Municipal de Cooerativismo e Economia Solidária, e pela ITCP (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares), através do projeto CATAFORTE, empresa-piloto criada pelo Centro de Pós-Graduação (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ministrou um curso de reciclagem aos catadores da COOPRI, capacitando-os a exercer profissionalmente a função.