Procedimento para detectar doenças no pré-natal será implantado em Maricá

Exame será feito na primeira consulta do pré-natal

Município é o 31º a adotar medida no Estado

Um novo exame para detectar doenças no pré-natal será implantado a partir do dia 17.01 dentro do Programa Saúde da Mulher da Prefeitura de Maricá. O diferencial consiste no procedimento que, agora, ficou mais rápido.

Antes, a mãe precisaria pegar pedido do médico e se dirigir a um laboratório para fazer a coleta de sangue.

Agora, chegando ao ambulatório do Hospital Municipal Conde Modesto Leal ou a um Posto de Saúde da cidade para sua primeira consulta, uma mostra de sangue será retirada do dedo da gestante e enviada ao Instituto Vital Brazil, que enviará o resultado em 10 dias.

A medida, em convênio com o Governo do Estado, não acarretará nenhum custo ao município, que é o 31º a adotá-la.

Com a praticidade e rapidez do novo procedimento, ficará mais fácil para os médicos evitarem a transmissão de sífilis, AIDS, toxoplasmose e hepatite B para o feto, caso a gestante tenha contraído uma delas.

“Quanto mais cedo detectarmos doenças que podem ser transmitidas ao bebê, melhor para a mãe e melhor ainda para o bebê, porque podemos tratá-las a tempo”, comenta Marcos Apolinário, ginecologista do Conde Modesto.

O exame geralmente é feito no início e no fim da gravidez, porque nada impede que a mulher contraia essas doenças durante a gestação.