Licitação da linha de ônibus entre Maricá e Itaboraí já tem data marcada

0
3839
Trajeto da nova linha terá cerca de 30 quilômetros

O Departamento de Transportes do Estado do Rio (Detro-RJ) confirmou para o dia 2 de fevereiro a licitação para a linha Maricá-Itaboraí, que atenderá ao crescimento da demanda de passageiros na região em função da instalação do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj). A concorrência visa a escolha de duas empresas para operar o trajeto, numa concessão de 15 anos renováveis por igual período por determinação do governo do estado e se comprovada a excelência do serviço prestado.

A abertura dos envelopes ocorrerá na sede do órgão, no Centro do Rio. De acordo com o modelo de contrato publicado junto com o edital, a linha de número 100-R fará a ligação entre os municípios de centro a centro, com uma distância aproximada de 30 quilômetros. O documento prevê ainda que, com a entrada em operação do Comperj – prevista para daqui a três anos –, o ponto final seja levado do Centro de Itaboraí para a entrada principal da refinaria, que deverá ser no bairro de Itambi.

Além de ser uma antiga reivindicação da população dos dois municípios, que se tornou urgente com a chegada do Comperj, a ligação faz parte de um pacote de solicitações feitas pela Prefeitura de Maricá junto do governador Sérgio Cabral e ao Detro-RJ. A lista, que pedia uma ligação com o complexo petroquímico, inclui também outras linhas de ônibus ligando Maricá a cidades como São Gonçalo, Nova Friburgo (na Região Serrana), Nova Iguaçu (na Baixada Fluminense) e Macaé (no litoral norte do estado).

Vitória – Na ocasião do lançamento do edital da licitação, em novembro, o presidente do Detro-RJ, Rogério Onofre, afirmou que este é mais um paradigma quebrado pelo governador Sérgio Cabral, pois há mais de 50 anos não ocorria uma licitação para concessão de linhas de ônibus.

“Esta também é uma vitória do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, que luta por esta bandeira desde sua campanha. Mas é, sobretudo é uma conquista do povo”, afirmou o presidente.