Escola visita prédios públicos em Maricá

0
1804
Delegado Sérgio Caldas ministrou uma palestra aos estudantes

Trinta e um alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos, em Ponta Negra, visitaram nesta quinta-feira (14/10)alguns prédios públicos de Maricá. A visita, que começou pela 82ª DP, teve a supervisão da professora Priscila Motta e da bibliotecária Rosemary Ribeiro. Os estudantes, guiados pelo inspetor Gilberto, demonstraram curiosidade em conhecer o trabalho dos policiais e funcionários da Delegacia Legal.

Depois de um café-da-manhã no refeitório, os alunos foram guiados pelas dependências da unidade para conhecer o funcionamento e atribuições dos setores de Atendimento ao Público, Investigação e Investigação Complementar, Identificação Policial, administração (Sesop) e o gabinete do delegado. Foi realizada uma palestra com o delegado titular, Sérgio Caldas, que explicou questões da área de segurança e os papéis das polícias Civil, Militar e Federal no estado e no país. O delegado também respondeu a perguntas formuladas pelos alunos.

Para Sérgio Caldas, é sempre uma experiência interessante trabalhar com estudantes e passar o conhecimento. ”Tenho formação acadêmica, então foi uma aula, em que revi conhecimentos. Todos aprendemos quando nos dispomos a ensinar alguma coisa. É bom que o adolescente conheça a organização de nossa sociedade para que possa identificar o lado positivo da vida, o que só fortalece a educação familiar e escolar”, disse.

Museu – Em seguida, os estudantes visitaram o Museu Histórico de Maricá, localizado na Casa de Cultura da cidade. Foram recebidos pelo guia Alan Gonçalves Pinheiro, que orientou a visita mostrando as origens históricas do município, livros e fotos das primeiras famílias, objetos pessoais, utensílios, armas e ferramentas de trabalho. A visitação contou como atividade extra-classe no planejamento escolar.

A professora Priscila Mota, declarou que as atividades extra-classe enriquecem o universo do aluno, que traduz as experiências de forma positiva para sua própria vida, multiplicando as informações que aprende com a família, amigos e a comunidade. “Geralmente, as notas melhoram e a participação em sala de aula também”, acrescentou.