UPA de Maricá começa a ser construída em Inoã na segunda

Quaquá aderindo à Agenda Social

A construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade de Maricá começa na próxima segunda-feira (20/9). O anúncio foi feito pelo prefeito Washington Quaquá após uma reunião nesta terça-feira (14/9) com o secretário de Saúde do Estado do Rio, Sérgio Côrtes. A unidade será erguida no loteamento Bosque Fundo, em Inoã, no mesmo terreno que já havia sido divulgado como local da instalação, às margens da rodovia RJ-106.
“A decisão fica por conta da prefeitura, que apresentou em detalhes informações garantindo a melhor localização para implantação da UPA em Maricá. Logo o bairro de Inoã foi o escolhido e já na próxima segunda-feira iniciaremos os trabalhos com a instalação do canteiro de obras”, afirmou o Secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortes, garantindo que em breve visitará a obra, acrescentando que a unidade de saúde será inaugurada ainda este ano.
A UPA que será construída em Inoã é do tipo três, a de maior capacidade, para regiões com população entre 200 mil e 300 mil habitantes. Serão seis médicos realizando uma média de 300 a 450 atendimentos por dia e até vinte leitos de observação. Estima-se que a nova unidade também vá beneficiar moradores dos bairros vizinhos do Calaboca e do Rio do Ouro, em São Gonçalo.

O distrito concentra o maior contingente populacional da cidade – responsável por 34% do atendimento do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro – e o local facilita o acesso a unidade hospitalar. Para atender a população, o prefeito já solicitou ao presidente do Departamento de Estradas e Rodagens a construção de passarela na altura do quilômetro 15,5, a fim de garantir a segurança no acesso dos usuários da UPA. De acordo com o prefeito Washington Quaquá, a implantação da UPA vai garantir melhorias no atendimento hospitar da cidade que conta apenas com o hospital municipal para atendimento de emergência.

“Já preparamos o terreno em Inoã para receber a UPA que vai beneficiar toda a cidade. Estamos ao lado dos governos estadual e federal para melhorar as condições de atendimento para a população de Maricá. A sensibilidade do secretário Sérgio Cortes garantiu que a obra inicie já na próxima semana. Em Maricá só temos o hospital municipal que oferece atendimento emergencial, mesmo tendo sido construído há décadas, quando a população de Maricá era bem menor. Após várias reformas que estamos fazendo desde o início do governo percebemos que o caminho é uma unidade para atender os casos de emergência e depois um hospital novo e bem mais amplo”, declarou o prefeito.

A secretária de saúde de Maricá, Thereza Varella, também aponta a implantação da UPA como medida fundamental para diminuir o número de atendimentos no hospital municipal.
“Uma UPA em Maricá vai garantir o atentimento de emergência para a população, assim vamos ter menos procura de atendimento no hospital que está sobrecarregado há muitos anos. A UPA em Inoã é hoje uma necessidade. A extensão territorial de Maricá é muito grande e estaremos em uma região onde há maior concentração de moradores”, concluiu a secretária, que também esteve na reunião.