Governo debate lei do orçamento para 2011

Parte da equipe de governo de Maricá se reuniu nesta sexta-feira na Faculdade Severino Sombra

Parte da equipe de governo de Maricá se reuniu nesta sexta-feira (10/9) para conhecer e debater os ítens da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município para o ano de 2011. O encontro ocorreu no campus da Universidade Severino Sombra, no Flamengo, e foi conduzido pelo secretário de Planejamento, Joab Santana, que relacionou os pontos por secretaria para que, ao final das explanações, cada secretário presente pudesse fazer suas considerações e correções.

Entre as ações previstas no projeto para o próximo ano, estão a implantação e estruturação da Empresa Municipal de Transportes e da Companhia Municipal de Águas e Esgotamento Sanitário. Também devem ser instaladas quatro unidades da Escola Popular Transformadora (EPT) nos bairros de Itaipuaçu, Inoã, Condado e Bairro da Amizade, além de apoio a dependentes químicos, idosos e crianças.

Segundo Joab Santana, a previsão de orçamento foi feita com base na provisão atual dos recursos, o que impede a inclusão da verba oriunda dos royalties da exploração de petróleo na camada de pré sal, cujo início está previsto para este mês e com o primeiro recebimento do valor aproximado de R$ 22 milhões devendo ocorrer em novembro.

“Essa verba ainda não entrou efetivamente nos cofres da Prefeitura e, por isso, não seria responsável incluí-la nessa previsão. No entanto, se até a época da votação na Câmara nós já pudermos contar com esses valores, poderemos ajustar o projeto à nova realidade”, disse Joab. O projeto da LDO deverá ser votado no plenário antes do recesso parlamentar de fim de ano.

Reportagem e fotos: Sérgio Renato