Nota Fiscal Eletrônica recebe as boas-vindas de empresários e contabilistas em Maricá

Empresários e profissionais da área contábil de Maricá deram as boas-vindas à Nota Fiscal Eletrônica, que, como parte do projeto “Seja Legal”, se encontra em fase final de testes e foi apresentada na noite desta quinta-feira (9/9), numa casa de eventos do centro da cidade, pela secretária de Fazenda do município, Maria Helena Alves Oliveira. “A Nota Fiscal Eletrônica gera benefícios para todos os setores”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Petróleo, Aleksander Santos, que representou o prefeito Washington Quaquá, e reforçou o pensamento dominante na noite. “O progresso só será possível se todos entrarmos de cabeça nesse esforço para trazer melhorias para a cidade, que é o que estamos fazendo pela nossa parte. Hoje mesmo, o prefeito está em Brasília para buscar recursos do PAC”, informou. “E queremos não apenas sugestões, mas também críticas.”
Momentos antes, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Maricá, Jorge Factorini, havia saudado a iniciativa da Prefeitura como um sinal de avanço. Em tom enfático, observou: “Não cabe mais espaço para a ilegalidade. Não tem jeito. Faz parte do processo.” Na opinião do diretor regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Américo Diniz: “A Nota Fiscal Eletrônica veio para facilitar, agilizar o processo, reduzir o custo operacional. Parabéns à Prefeitura e aos empresários.” Pedro Ruiz, consultor da Eicon, empresa responsável pelo sistema da NFS-e pela Prefeitura, parabenizou igualmente os representantes da administração municipal (diversos secretários compareceram ao evento) pela iniciativa.
Para o contador Carlos Felipe Iacovino, o fato de ter agora integrados num sistema todos os órgãos envolvidos nos processos contábil e fiscal das empresas, “simplifica tudo”, sintetiza. “Acaba carimbo, acabam as idas e vindas à Prefeitura para confecção de notas, e o controle oficial fica mais fácil também. Sem contar a redução de custos. Há empresas que chegam a consumir 20 talões num ano”, avalia. Outro que aplaudiu a chegada da NFS-e foi o técnico contábil Luiz Fernandes da Costa. “Falando como contador, é excelente”, considerou. “Cabe ao prestador se esclarecer, mas senti falta de mais informações na apresentação hoje”, criticou.
A secretária Maria Helena agradeceu a presença de todos, especialmente a dos contadores, “nossos parceiros e grandes aliados”, e anunciou já para as próximas semanas a implantação de dois novos serviços virtuais, o Central de Atendimento Empresarial e o Empresa Fácil. Ambos vão propiciar a solução de problemas com rapidez e tornar mais ágil o processo de abertura de uma empresa. “Estamos facilitando a relação Fisco-contribuinte e a vida do empreendedor”, afirmou. “Com isso, reduzindo a burocracia, atraímos mais empresas para o município, ganhamos em desenvolvimento, em melhorias para o cidadão”, explica. “O processo de modernização é natural e inevitável. Adotamos um sistema moderno e impessoal. Estamos à disposição para os esclarecimentos necessários.”

Texto: Odemir Capistrano
Fotos: Paulo Polônio