Guarda Municipal e Defesa Civil ganham homenagem por serviços prestados à população

Guardas e agentes da Defesa Civil no pátio

Em solenidade realizada nesta sexta-feira, 3 de setembro, no pátio do edifício sede da Prefeitura, homenagem à Guarda Municipal e à Defesa Civil pelos serviços prestados ao município, o secretário de Segurança, coronel Jorge Braga, representando o prefeito Washington Quaquá, destacou “o carinho muito grande” que ele tem pelos integrantes dos dois órgãos e se referiu à decisão do chefe do Executivo municipal de promover o enquadramento do pessoal da Guarda Municipal como “uma melhoria salarial a que vocês têm direito e uma conquista de todos os maricaenses”, pois isso demonstra que o governo está empenhado na melhoria do serviço. “Demos a volta por cima”, avaliou, levando em conta os momentos de dificuldades iniciais. “O município começa a aparecer positivamente e o meu papel aqui é buscar a interação, a sinergia entre os vários órgãos do setor.”

A cerimônia apresentou simbolicamente a nova comandante da Guarda Municipal, Simone de Almeida Barboza, que em seu discurso definiu a decisão do prefeito Washington Quaquá de nomeá-la para o posto como “quebra de paradigma”, para ela, “uma marca desse governo”. No caso, foram dois paradigmas. Primeiro porque, em Maricá, jamais o comando da corporação havia sido entregue a um membro da guarda. Depois porque quem assume esse comando é uma mulher. Simone, carregada em triunfo depois da cerimônia pelos colegas de farda, disse ainda que existem projetos da Guarda para o setor, num momento de grandes mudanças, mudanças em todos os setores e registradas em todo o mundo.

“Sinto-me orgulhoso diante de vocês”, disse Jefferson Emerson, subsecretário de Defesa Civil, referindo-se ao empenho da sua equipe no atendimento à população e fazendo menção especial ao guarda Braga, “sempre presente, mesmo nas horas de folga”. Wanderlei Marins Chagas, agente de defesa civil no cargo de supervisor de praia, ao ser elogiado pelo subsecretário em nome de toda a categoria, garantiu: “Nunca tivemos o valor que temos hoje.” Falaram ainda o guarda Carlos Eduardo dos Santos e o agente de defesa civil Hirã Velasco Junior.

Diante do secretário de Transportes, Rony Peterson Dias da Silva, da secretária de Gestão das Metas de Governo, Janete Valladão, da Comunicação Social, Alba Valéria Teixeira de Almeida, e de diversos membros do governo, um dos meninos componentes da Guarda Mirim entregou à comandante da Guarda, Simone Barboza, um arranjo de flores. No final do evento, a pedido do coronel Braga, as crianças da Guarda Mirim, “nosso futuro”, ganharam uma salva de palmas.

Texto: Odemir Capistrano
Foto: Rodrigo Descovi