Maricá foi contemplada pelo Governo Federal com o programa “Inova Jovem” e vai oferecer um curso gratuito de empreendedorismo para 25 pessoas com idades entre 18 e 29 anos que sonhem em iniciar seu próprio negócio, mas não sabem como proceder. São três meses de duração com direito a certificado de conclusão e aulas presenciais que acontecem entre os dias 15 e 18/05, sempre das 8h às 13h na Escola Municipal Marcus Vinicius Caetano Santana, no Bairro da Amizade.

Dividido em 10 módulos, o curso vai ensinar sobre fluxo de caixa, gestão, recursos humanos e vendas, através de temas como: “Empreendedor – o dono da parada sou eu”, “Criatividade e inovação – a cara do esquema”, “Planejamento e pesquisa – as quebradas pro sucesso” e “Economia e Finanças – quebrando a banca”.

A coordenadora da Juventude, Mariana Mello, explicou como o processo funciona. “A Secretaria Nacional de Juventude envia o material e os professores para realizar o acompanhamento desses alunos e, periodicamente um suporte online é dado também. A Prefeitura cabe a responsabilidade da coordenação no município”, disse, destacando que a prioridade é atender aos negros. “Porque faz parte do Plano Juventude Viva que combate o extermínio da juventude negra. Mas podem participar jovens de todas as raças”, esclareceu.

As inscrições já começaram e podem ser feitas na Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher ou na quadra da Escola de Samba Guerreiros da Amizade. É preciso levar documento de identidade e CPF para o preenchimento do cadastro.

“Às vezes nós pensamos que empreendedorismo é uma coisa muito impossível e distante da gente, mas um sacolé que você vende, se tiver uma sacada, uma orientação determinada, pode virar um negócio de sucesso. Essa é a intenção do curso, dar meios para que esses jovens tenham sua autonomia financeira, uma oportunidade de emancipação”, ressaltou Mariana.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here