imagem do posto de saúde central
Ação de conscientização sobre danos causados pelo tabaco acontece no dia 29/08 - Foto: Divulgação

No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08), os pacientes do Programa Antitabagismo, da Secretaria de Saúde de Maricá, participarão de uma ação de conscientização sobre os danos causados pelo tabaco. A atividade, que será realizada a partir das 9h30 no Posto de Saúde Central, contará com aferição de glicose e pressão arterial.

Somente nesta unidade, cerca de duas mil pessoas estão inscritas no projeto, que conta com grupo de apoio e medicações inibidoras do desejo de fumar.

Vale lembrar que a iniciativa também funciona nos postos de Ponta Negra, Espraiado, Chácaras de Inoã, Santa Rita, Santa Paula, Ponta Grossa e Ubatiba. Para participar do programa municipal contra o tabagismo, basta comparecer a um dos posto listados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo

Criada em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data tem o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

O cigarro pode causar diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata e outros 50 tipos diferentes de doenças. Além da saúde, seu ciclo de produção também envolve fatores de risco ao meio-ambiente, tendo em vista o uso de agrotóxicos, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here