Evento acontece das 9h às 13h na EM Lúcio Thomé Guerra Feteira com serviços da prefeitura - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, através das secretarias de Assistência Social, Saúde, Trabalho, Economia Solidária, de Agricultura, Pecuária e Pesca (doação de mudas) e de Cultura, em parceria com a Associação de Moradores Amigos de Cordeirinho, levará o “Cras Itinerante”, neste sábado (26/08), à Escola Municipal Lúcio Thomé Guerra, na Estrada de Cordeirinho, s/nº, no bairro de mesmo nome. O encontro ocorrerá das 9h às 13h.

Os moradores da região terão a oportunidade de se inscrever nas oficinas geradoras de renda, de participar das atividades esportivas e de grupos reflexivos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) ou nos cursos de qualificação profissional promovidos pela Secretaria de Trabalho. O Sistema Nacional de Emprego (Sine), vinculado ao município, vai cadastrar candidatos para vagas de emprego e agendar para retirar a carteira de trabalho. A equipe da Saúde informará sobre os diversos programas e aferirá a pressão arterial, além de realizar a pesagem e medição das condições obrigatórias para manter os benefícios do Bolsa Família. A equipe do programa saúde bucal irá aplicar flúor nas crianças.

Na ação terá também esclarecimentos sobre os programas sociais vinculados ao Cadastro Único (como o Bolsa Família) e sobre todos os serviços da pasta de Assistência Social como os serviços oferecidos pelo Serviço de Atendimento Psicossocial de Álcool e Drogas (SAPAD) e Serviço de Abordagem Social (SEAS), Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), CREAS entre outros. A Coordenadoria de Atendimento à Criança e Adolescente promoverá interações com as crianças através de brincadeiras e desenhos. O público terá à disposição o corte de cabelo, serviços de manicure e acesso a roupas seminovas do brechó social.

A novidade da ação será a participação das equipes do projeto “Seja Digital”. Serão realizados cadastros, no local, para receber o kit digital para quem está cadastrado no CADÚNICO. A organização não-governamental “Seja Digital” será responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da tevê aberta no Brasil e, por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), terá como missão garantir que a população tenha acesso à tevê digital distribuindo kits gratuitos com antena e conversor para a população de baixa renda cadastrada em programas sociais do governo federal.