Maricá participa do Dia do Desafio

No Colégio Cenecista, os alunos participaram de uma maratona de 3.500 metros de natação, disputada em 1h20

A população de Maricá amanheceu hoje (29/05), com a incumbência de participar de uma disputa internacional. O município foi escolhido para participar do Dia do Desafio, prova de atividades físicas que engloba as Américas e que acontece anualmente desde 1983.

O evento é coordenado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes de Maricá. O Dia do Desafio foi criado durante um rigoroso inverno no Canadá e visa estimular a prática de atividades físicas, através da disputa esportiva de duplas de cidades escolhidas por nível de população. A proposta é que os cidadãos pratiquem, no mínimo, 15 minutos de exercícios físicos regularmente. O resultado final é computado eletronicamente e classifica a cidade que manteve o maior número de horas de atividades.

Este ano, a cidade escolhida para competir com Maricá, foi Chia, na Colômbia, com 110 mil habitantes, número pouco inferior aos 127.300 maricaenses registrados pelo Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento é divulgado e computado mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA).

Dança Cigana e Alongamento

A programação em Maricá começou às 7h da manhã com diversas atividades simultâneas, como o aulão de Ginástica e Alongamento do Colégio Cenecista de Maricá. Ao todo, 36 atividades em praças públicas, escolas, academias de ginástica e associações de moradores marcaram a participação de Maricá. “Qualquer um pode e deve participar das atividades propostas”, reforçou o secretário municipal de Esportes, Leonardo Souza.

A Casa da 1ª à 3ª Idade, programa da Secretaria Municipal de Ações para o Idoso, também participou com atividades como a Dança Cigana. A professora Cecília Bastos, 64 anos, é formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e estava entusiasmada. “A dança é um estilo de vida, além de ser um excelente exercício para o corpo e a mente”, declarou. Maria Eunice Azevedo, 74 anos, sempre participa das aulas de dança cigana e estava feliz com a aula especial do Dia do Desafio. Segundo a aluna, a dança a deixou mais flexível e disposta. "Me sinto 20 anos mais nova", declarou.

No Colégio Cenecista de Maricá, alunos participaram de provas de Ginástica, Alongamento e Natação. Na parte da tarde, foi realizada uma maratona aquática de 3.500 metros, disputada em 1h20 de prova. A professora de Educação Física, Silvia Maria Lyrio Rodrigues (Colégio Cenecista de Maricá e E.M. João da Silva Bezerra), entregou, juntamente com a diretora Mirian Aguiar e instrutores da Secretaria Municipal de Esportes, 80 certificados de participação no Dia do Desafio. “É uma forma de estimular as pessoas de todas as idades a continuarem praticando atividades físicas", concluiu.