Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações realiza 2ª roda de conversa com os participantes da 5ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores. Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, realizou nesta quinta-feira (04/08) a 2ª roda de conversa com os participantes da 5ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores, para orientá-los sobre a metodologia utilizada nos trabalhos acadêmicos com base as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além do treinamento de oratória. O encontro aconteceu no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, e envolveu orientadores e alunos dos ensinos fundamental e médio.

Ao longo da apresentação foram abordados temas como considerações sobre a produção do conhecimento, ciência e pesquisa; a importância da evolução da ciência e da ética científica; áreas de conhecimento; fatores internos e externos e as escolhas de pesquisa.

“Sugeri fazermos essa conversa para nos aproximarmos dos alunos porque eles veem a comissão pela primeira vez somente no dia da apresentação e ficam muito nervosos. Se tivermos um ou dois encontros, eles ficarão mais seguros para o momento da apresentação oral”, disse Raquel Freitas de Lima, professora do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Maricá.

Professora de Geografia da Escola Municipal Darcy Ribeiro, Marina Mendonça, falou da importância de abordar a metodologia para tirar a tensão dos participantes. “Acho importante que tenha toda essa preparação e introdução aos alunos sobre o que é o processo de pesquisa. É um processo árduo no qual os alunos estão se familiarizando, pensando a respeito do problema, e poder pensar como sujeito ativo nas soluções a respeito desse problema”, afirmou.

Estudante do 9º ano da Escola Amanda Peña, no Bananal, Luciano Xavier, está produzindo um artigo sobre as dificuldades enfrentadas pela comunidade cristã no período da pandemia. “Esse encontro é bom, pois vamos ter uma referência de como vamos apresentar o artigo. Esse projeto é incrível porque mesmo que não ganhe o prêmio já é uma vitória poder participar”, contou o aluno de 14 anos.

Prêmio Novos Pesquisadores

O Prêmio Novos Pesquisadores visa estimular a inclusão dos estudantes da Educação Básica em ações e processos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a criatividade, curiosidade, o interesse e resgate histórico, o questionamento da realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos.

Os três primeiros colocados de cada categoria, além do orientador, receberão um notebook e um certificado como prêmio. Todos os participantes – orientadores e estudantes – receberão um certificado de participação. Após as inscrições, o artigo científico deverá ser entregue de forma impressa até o dia 12 de agosto.