Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Circuito Ecológico Caminhos de Maricá em homenagem ao Dia de Proteção às Florestas, no Caminho de Darwin e a Trilha da Nascente, em Itaipuaçu, Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, promoveu uma edição especial do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá em homenagem ao Dia de Proteção às Florestas, celebrado neste domingo (17/07). A caminhada foi pelo Caminho de Darwin e a Trilha da Nascente, em Itaipuaçu, em parceria com o Parque Estadual Serra da Tiririca (Peset). O trajeto considerado leve, com duração aproximada de duas horas (ida e volta) e pequenos trechos de subida, podendo ser feito também por crianças acima de 5 anos, atraiu aproximadamente 30 participantes.

Durante o trajeto, o grupo foi recebido pela equipe dos guardas-parques para apresentação dos acervos permanentes no local. Após a exposição, a caminhada seguiu até a Trilha da Nascente para um bate-papo sobre o bioma de Mata Atlântica, onde foram realizadas algumas práticas de conexão dos participantes com a natureza. O grupo desceu até o bairro Engenho do Mato, em Niterói, com parada no Bar do Nino para um lanche opcional.

A coordenadora de projetos da Secretaria de Turismo, Márcia Freitas, lembra que um dos objetivos do Circuito Ecológico é fomentar a economia no entorno das áreas naturais protegidas e convidar as pessoas para um passeio familiar. “O circuito tem essa pegada ecológica de trazer a família para curtir a natureza dentro das áreas protegidas”, afirmou.

Educação ambiental

Aproveitando o passeio, a servidora pública, Patrícia Miranda, de 37 anos, destacou a educação ambiental como atrativo principal da caminhada. “Com este projeto, passamos a conhecer novas espécies da fauna e da flora de Maricá. Além do mais, como Maricá tem uma vocação turística, é importante explorar o turismo ambiental que nos faz aprender a cuidar do que temos. O projeto me encanta por isso”, disse.

O contabilista Elsson Ferraz, de 44 anos, enfatizou que além de conhecer as espécies da fauna e flora, o participante também passa a entender a história local. “Esse projeto abre espaço para muitas pessoas conhecerem lugares que não temos ideia que Maricá tem. Além disso, a coordenadora explica a história do local que vai agregando valores na trilha, que se fizéssemos de forma particular não conseguiríamos observar. O projeto é bem bacana”, reforçou.

Caminhos de Darwin em Maricá

A trilha que refaz o trajeto de Charles Darwin em Maricá à época tem cerca de duas horas de duração (ida e volta) e divide o distrito de Itaipuaçu e o bairro do Engenho do Mato, em Niterói.

Todo o trajeto ocorre dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca e integra o Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, iniciativa da Secretaria de Turismo, que promove caminhadas guiadas pelo município.

O painel original da trilha foi inaugurado em 2008 e teve a presença de Randal Keynes, tataraneto de Charles Darwin. Em setembro de 2021, a Prefeitura de Maricá reinaugurou o painel informativo da trilha, após a restauração do objeto histórico.