Pacientes que fazem tratamento nas unidades públicas de saúde do Estado e necessitam de locomoção especial, passam a contar agora uma nova van adaptável direcionada para o transporte das pessoas com mobilidade reduzida. Com o novo veículo, já são seis vans disponibilizadas pela Secretaria de Saúde para o transporte gratuito.

O veículo possui elevador, sistema de segurança com trava, espaço interno para manobra e permite a condução de até quatro pacientes com mobilidade reduzida. Para a secretária de Saúde, Simone Costa e Silva, essa van é uma forma de facilitar a locomoção e garantir mais conforto aos pacientes. “Buscamos oferecer transporte acessível, seguro e eficiente a um público que não tem como se dirigir à unidades de saúde fora do município. Esse novo meio de transporte abre caminho para que essas pessoas e suas famílias melhorem a qualidade de vida. Assim, podemos promover a inclusão social desses pacientes, garantindo que eles tenham acesso ao seu tratamento”, declarou.

De acordo com a secretária, são transportados em média 400 pacientes, sendo desses menos de 2% de pessoas com deficiência. “De pacientes fixos temos seis que precisam de transporte para tratamento de reabilitação na AFR (Associação Fluminense de Reabilitação) e na Associação Pestalozzi de Niterói”, acrescentou.

O morador da Mumbuca, Lucas Balbino Ferreira, de 16 anos, é portador da doença hereditária distrofia muscular de Duchenne, que provoca fraqueza muscular, e precisa se locomover duas vezes por semana para tratamento na AFR de Icaraí. A mãe dele, Rosilene Balbino da Silva, de 50 anos, está ansiosa para usar o novo modelo. “Geralmente, usamos o carro de passeio. Só que o Lucas é grande e tenho dificuldades de colocá-lo no veículo. Agora poderá entrar com a cadeira motorizada e terá muito mais conforto durante a viagem”, destacou a mãe, que tem a doença inflamatória espondilite anquilosante, o que dificulta auxiliar o filho. “Esse transporte foi uma grande conquista não somente para o meu filho como para todos os pacientes que necessitam fazer tratamento fora”, salientou.

Quem precisar do serviço deverá procurar o setor de Transporte (localizado no estacionamento do Hospital Conde Modesto Leal) com cinco dias de antecedência e apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira do SUS e encaminhamento médico para o tratamento.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here