Objetivo do acordo é ampliar o alcance e aprimorar o planejamento de projetos para a cidade - Foto: Divulgação

O Instituto de Pesquisa e Informação Darcy Ribeiro (IDR) e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) assinaram um termo de cooperação, no dia 17 de abril, para ampliar o alcance e aprimorar o planejamento de projetos para a cidade.

O acordo tem como principal objetivo o compartilhamento de pesquisas e estudos realizados pelas partes envolvidas a fim de direcionar com maior precisão os investimentos para desenvolvimento municipal. “Com o conjunto de informações que o IDR fornecerá, a Codemar vai poder planejar os projetos com características ideais para atender as demandas”, enfatizou José Orlando Dias, presidente da Codemar.

Um dos sistemas utilizados hoje pela companhia permite o mapeamento detalhado de cada área da cidade, com as respectivas particularidades. A participação do IDR vai potencializar esses indicadores.

A parceria permitirá ainda que o IDR utilize software de base de dados já adquiridos pela Codemar. “Isso representa também uma economia para as contas da cidade, uma vez que as diretorias de pesquisa e informação vão operar os aplicativos de business intelligence (inteligência de negócios)”, ressaltou o presidente do IDR, Alan Novais.

Além dos estudos e recursos tecnológicos, os órgãos se dispõem a compartilhar informações para aprimorar a captação estratégica de dados pelo IDR. “É mais do que apenas troca de pesquisas. O acordo visa aprimorar a coleta e o tratamento de dados sempre com foco no desenvolvimento da cidade, para melhorar a vida das pessoas”, destacou Novais.

José Orlando comentou também a importância do IDR em duas etapas fundamentais dos projetos realizados pela Codemar. “Inicialmente, precisamos saber em que terreno estamos pisando. Depois de todas as ações realizadas, é fundamental que tenhamos um raio-X de como o terreno ficou, o que será possível com a participação do Instituto Darcy Ribeiro”, reforçou.

O termo de cooperação tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, se as partes avaliarem necessário.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here