Marcos Fabrício

Foi lançado na noite dessa terça-feira (19/07) o livro “Guarda Civil: Relatos em Casos Reais”. A coletânea, que conta vivências de guardas municipais de Maricá e Niterói, reúne 14 coautores, sendo uma delas a guarda municipal de Maricá, Liana Borges, além de oito GMs de Niterói e cinco professores. O evento contou com mais de 50 pessoas e foi realizado na sede da Guarda Municipal de Maricá, em Araçatiba.

A ideia do livro surgiu dentro da sala de aula durante a pós-graduação em Gestão de Políticas de Segurança Pública Municipal, com objetivo de contar histórias cotidianas dos agentes da GM. Única representante de Maricá no livro, Liana Borges descreveu um pouco da presença da mulher na corporação e os avanços a partir disso.

“É uma forma de mostrar que o Guarda Municipal não é mais aquela figura que fica parada e sem conteúdo, queremos transparecer para sociedade que os agentes tem conteúdo, não só demonstram autoridade. Estou feliz por estar representando Maricá dentro dessa esfera acadêmica! Neste livro, trazemos contos e relatos dos GMs. O meu fala sobre a força feminina dentro da corporação. São abordados os desafios que a mulher vem enfrentando na instituição em razão da condição de gênero e os avanços que a inserção da mulher na Guarda Municipal de Maricá tem proporcionado à organização”, contou.

Idealizador do livro, o professor Jorge Bezerra comenta que o leitor pode esperar relatos reais desses profissionais que estão no dia a dia lidando com a população das cidades. “Quando o livro foi materializado, surgiu uma sinergia fantástica. O livro é de história cotidiana da cidade, não é um livro acadêmico. São histórias verdadeiras, narrativas dos próprios guarda municipais, suas dificuldades e experiências, que são expostas ao leitor”, finalizou.