Vinícius Manhães

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária, participa da 28ª Feira Internacional de Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), de 15 a 17 de julho, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Evento terá debates voltados para a economia solidária com representantes do município, além de reunir expositores artesanais e hortifrutigranjeiros.

A mesa “Maricá, cidade solidária onde uma nova economia acontece” será neste sábado, dia 16/07, às 16h. Entre os convidados estão o vice-prefeito, Diego Zeidan; o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça; a presidente do Banco Comunitário Mumbuca, Manuela Mello; a representante da incubadora Sementes de Negócios Solidários, Rosemary Gomes; e a coordenadora-geral do Pré-Encceja Paulo Freire, Carol Souza.

A comitiva é composta também por representantes da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), como o presidente Olavo Noleto, além de cooperativas, movimentos sociais e expositores do município que vão apresentar seus produtos, como alimentos orgânicos, roupas customizadas, artesanato, entre outros.

“Essa feira é muito importante porque nós desejamos Maricá como protagonista de um novo modelo de administração. Vamos explicar como as políticas públicas são feitas com intersetorialidade. Ou seja, com diálogos criamos planos e projetos como hortas, feiras e benefícios para a população. É mostrar que Maricá é uma cidade bonita, organizada, boa de se viver e que gera trabalho e renda para o povo”, afirmou o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça.

A presidente do Banco Comunitário Mumbuca, Manuela Mello, destacou que o congresso realizado há 30 anos no Sul do país, atraindo caravanas de outros estados e países da América Latina, agregará conhecimento, não só para o governo, como também para os expositores. “Tem mesas que vão acontecer que são importantes para o governo de modo geral, pois vamos estabelecer frentes de diálogo para o futuro que esperamos. Além do mais, vamos dar visibilidade para os nossos expositores”, disse.

Participação na feira em edição anterior

No ano de 2019, a Prefeitura de Maricá participou da feira internacional, apresentando o Programa Mumbuca Futuro. A partir do congresso, o município sediou o 1º Encontro Internacional de Gestores e Articuladores das Políticas Públicas de Economia Solidária, que teve como convidados representantes da Costa Rica, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da prefeitura de San Martin, na Argentina, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), entre outros articuladores.