Urbanismo realiza reunião intersetorial sobre Plano de Mobilidade Urbana. Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu na terça-feira (12/07) uma reunião intersetorial para discutir estratégias do Plano de Mobilidade Urbana, tendo em vista o investimento na cidade em equipamentos públicos, com ampliação de estruturas e criação de novos espaços que impactam diretamente na mobilidade urbana. O encontro parcialmente online aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro, e contou com a presença de secretários e representantes de empresas públicas e autarquias.

O secretário de urbanismo, Celso Cabral, destacou a importância de promover o debate sobre mobilidade urbana. “O Plano de Mobilidade é um instrumento que vai nos fazer entender o deslocamento em Maricá, além de auxiliar na elaboração de propostas que considerem os projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade. Ele será uma forma de alavancar o projeto fazendo com que sejam integrados na estruturação de um planejamento assertivo”, afirmou.

Ordenamento da cidade

Diretor-presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), Celso Pansera destacou a importância do encontro, levando em consideração os projetos que estão sendo elaborados pelo instituto. Entre eles, estão o centro de pesquisa na área médica no Centro da cidade, a ampliação da sede do instituto que irá se transformar em um polo de formação de pós-graduação e a construção de polos de equipamentos médicos de respiração artificial. “Achamos fundamental esse estudo porque a cidade está crescendo, tende a crescer muito nos próximos cinco a dez anos e, se não houver um planejamento, vamos perder o controle do fluxo de desenvolvimento da cidade”, afirmou.

O secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, também compareceu à reunião.

“É preciso preparar a cidade para o novo ordenamento turístico que vai chegar, para todo o fluxo com o nosso calendário de eventos e dos circuitos de turismo rural que estamos avançando em parceria com outras secretarias. Tudo isso é muito importante. Nosso objetivo é conhecer as fases do plano e ver qual o momento em que podemos ser úteis para a ampliação e modernização do projeto”, disse.

Diretor de planejamento da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Amilton Lacerda resumiu alguns projetos em execução, como a aquisição de novos espaços e a criação do Parque Industrial e do Parque Tecnológico.

“Precisamos, sem dúvida nenhuma, pensar a mobilidade porque são áreas que vão gerar emprego, ter empresas, trabalhadores e toda a movimentação da população local e de quem for trabalhar nesses lugares. Pensar em mobilidade é pensar no desenvolvimento da cidade e a Codemar está à disposição para colaborar com isso”, ressaltou o diretor de planejamento da companhia.