Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, apresentou nesta segunda-feira (04/07) as ações que visam a ampliação operacional do Corpo de Bombeiros na cidade por meio do convênio com o Programa Estadual de Implantação de Serviços de Bombeiro Militar (Proeis BM), do governo do estado do Rio de Janeiro. Com a iniciativa, Maricá terá 21 profissionais extras por dia, veículos e ambulâncias para a realização de serviços essenciais, como salvamento, resgate e combate a incêndio.

Durante a cerimônia, o prefeito Fabiano Horta destacou que o convênio com o Corpo de Bombeiros ampliará a capacidade de reposta nas ações da Defesa Civil. “Sabemos que estamos vivendo um mundo com mudanças climáticas intensas e estarmos preparados para isso é uma necessidade. E quando ganhamos equipamentos e capacidade de resposta física, ganhamos a dimensão humana. Esses bombeiros que vão trabalhar em conjunto com a nossa Defesa Civil vão nos ajudar muito nesse processo”, afirmou o prefeito.

O subsecretário de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Romano, disse que o efetivo reforça as ações já realizadas pelo município. “É uma parceria importante que vem complementar as ações que Maricá já faz. Isso dá uma capilaridade maior aos eventos de busca, salvamento e resgate e quem ganha com tudo isso é a sociedade com a extensão desses serviços”, ressaltou.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt falou da importância do convênio para a população. “É um avanço para Maricá e o início de uma construção que vai crescer cada dia mais. Com isso, a população vai continuar sempre bem assistida pelos serviços do Proeis juntamente com a Defesa Civil de Maricá”, pontuou.

Além do convênio com o CBMERJ, Fabrício Bittencourt mencionou outros serviços realizados pela secretaria: “Estamos instalando as nossas sirenes: são 31 equipamentos em todo o município e as estações meteorológicas para poder dar respostas à população com muita rapidez sobre as questões de desastres naturais”, concluiu.