Fotos: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), vem fazendo o mapeamento dos domicílios e estabelecimentos comerciais em todas as ruas da cidade. Com camisetas e crachás de identificação, pesquisadores do IDR percorrem as ruas munidos de mapa da cidade e apontam, usando o GPS dos celulares, as coordenadas geográficas de cada endereço e sua respectiva caraterística, se é residencial, comercial ou misto.

O presidente do instituto, Romário Galvão, disse que, do ponto de vista estratégico, o mapeamento antecede uma série de pesquisas que o IDR vai realizar na cidade para subsidiar a Prefeitura e garantir tomadas de decisões mais assertivas. “Estudos de ordem econômica, demográfica, de mobilidade, entre tantos outros, serão cada vez mais comuns em nossa cidade a partir de agora”, observa.

Diretor de Pesquisa do IDR, Diego Maggi afirma que o arrolamento (termo técnico para o trabalho) forma uma base de dados para futuras pesquisas, como o censo econômico, que começa em maio, e o censo demográfico municipal, previsto para o segundo semestre. “Com os dados obtidos, já sabemos exatamente para onde mandar os pesquisadores do censo econômico, que farão entrevistas com os proprietários de cada estabelecimento comercial. No caso do censo demográfico, também facilitará o trabalho ter uma base pronta de domicílios a visitar”, explica ele.

Maggi acrescenta que os dados coletados durante o mapeamento ficarão disponíveis para uso de outros órgãos da prefeitura, que poderão realizar pesquisas por conta própria. “O arrolamento fornece uma noção, por exemplo, da variação de densidade demográfica: rua a rua, teremos uma ideia da concentração de construções; fazendo uma comparação com o censo 2010, já será possível perceber quais regiões da cidade cresceram mais”, finaliza.