A Prefeitura de Maricá celebra o primeiro ano de um dos seus maiores e mais importantes programas de mobilidade urbana: os ônibus Tarifa Zero, administrado pela Empresa Pública de Transportes (EPT). Popularmente conhecidos como Vermelhinhos, os coletivos completam neste mês um ano de serviços prestados circulando em todos os bairros da cidade, com cerca de 110 mil pessoas por dia. Desde então, o principal transporte público da cidade garante gratuidade a moradores e visitantes.

Referência nacional e internacional na mobilidade em sistema de transporte público gratuito, o programa Tarifa Zero foi implantado pela Prefeitura de Maricá em 2014 e chegou a todos os bairros em março de 2021, após as concessões da empresa de ônibus que operava na cidade expirarem.

“O início da operação dos vermelhinhos em toda a cidade, além de ser um marco para um município de mais de 100 mil habitantes, vem suplantando todos os números imagináveis. Infelizmente, o transporte público no nosso país passa por degeneração, mas Maricá vem, a cada dia, aumentando o quantitativo de ônibus, criando linhas, aumentando itinerários e diminuindo o intervalo entre os veículos, mesmo com a demanda crescendo”, comemora o presidente da EPT, Celso Haddad.

Demanda aumentou independente da pandemia

Em março do ano passado, os distritos de Inoã e Itaipuaçu, que ainda não eram contemplados pelo serviço, ganharam as primeiras linhas, que partiam do Terminal Rodoviário do Povo (Centro), facilitando não só os deslocamentos cotidianos, mas também o acesso aos pontos turísticos da cidade e aos demais bairros.

Desde então, a EPT ampliou o número de linhas e a oferta à população. Atualmente, a frota dispõe de 115 ônibus distribuídos por 36 linhas que atendem cerca de 110 mil passageiros por dia. O serviço é operado por mais de 20 horas diárias, todos os dias. Os dados coletados pela empresa confirmam que o número de passageiros aumentou consideravelmente, mês após mês, inclusive durante a pandemia da Covid-19.

“O desafio agora é continuar mantendo a eficiência do serviço, primando pelo direito de ir e vir das pessoas. Aproveito para pedir à população para fazer sugestões e críticas que julgarem necessárias para que a gente possa sempre melhorar o serviço”, completa o presidente da EPT.

Sugestões, reclamações, denúncias ou dúvidas podem ser feitas pela Ouvidoria da EPT, após preenchimento do formulário “fale conosco”, disponível no site da EPT (www.eptmarica.rj.gov.br); pelo email ouvidoria@eptmarica.rj.gov.br; pelo app da EPT (disponível para Android) ou pelos telefones: 2638 -1825 e 99861-8813 (WhatsApp).