Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal, abre, a partir do dia 21/03, 60 vagas para inscrições no Programa Municipal de Controle Reprodutivo. As inscrições devem ser feitas de forma presencial, por tutores maiores de 18 anos, na sede da coordenação, e são destinadas a animais felinos machos e fêmeas (15 vagas cada) e a caninos machos e fêmeas (15 vagas cada).

O projeto é destinado principalmente às pessoas que não têm condições de pagar as cirurgias de ovariosalpingohisterectomia (retirada do útero e ovários) ou orquiectomia (retirada dos testículos) em uma clínica veterinária particular. Não serão realizadas cirurgias em cadelas no cio, prenhas ou em lactação. Também não serão realizadas cirurgias em animais braquicéfalicos (ex: boxer, shith-zu, pug, gato persa, etc). Os animais devem ter entre 5 meses e 6 anos e de 3 a 20kg. Será realizada a cirurgia de castração de dois animais por cadastro de pessoa física (CPF) do tutor. No caso de cadelas, é permitido apenas uma castração por CPF.

O responsável pela Coordenadoria Especial de Proteção Animal, Fabiano Novaes, observou o aumento do número de castrações em 2022 e explicou que, em Maricá, há uma política diferenciada que tem como base o Programa de Controle Reprodutivo permanente.

“Neste ano, estamos quadruplicando os números de castrações, ações de orientação e credenciando dez clínicas em três distritos, nos bairros Centro, São José do Imbassaí, Mumbuca, Flamengo, Cordeirinho e Itaipuaçu, para facilitar o acesso ao contribuinte. Chegaremos em um número total de 9.600 castrações. Com tantas castrações e as feiras acontecendo em nosso município, nenhum morador tem motivos para abandonar ninhadas indefesas. Abandono é crime e deve ser punido com rigor”, disse Fabiano.

As vagas ficarão disponíveis durante todo mês até que sejam esgotadas. Devido à procura por procedimentos em cadelas serem altas, vale ressaltar que as vagas geralmente são encerradas no primeiro dia.

Documentos necessários:
– Cópia do comprovante de residência;
– Cópia da identidade e CPF ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– Cópia de comprovante de rendimentos;
– Número de Inscrição Social (NIS);
– Cartão Mumbuca ou Bolsa-Família;
– Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou outro comprovante de rendimento que comprove renda familiar de até três salários mínimos.