Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara - Foto: Vinícius Manhães

Os dados sobre covid-19 apontam para uma redução significativa da incidência da doença em Maricá. A taxa de positividade – percentual de casos positivos em pessoas submetidas aos testes RT-PCR e antígenos (ag) – está em apenas 2%. É a menor desde o início da pandemia, em março de 2020 (em janeiro de 2022, por exemplo, chegou a 80%).

Desde segunda-feira (07/03), não há registro de pacientes internados em leitos exclusivos para tratamento de covid-19 no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí; no Hospital Conde Modesto Leal, no Centro; e na Upa de Inoã.

O número de atendimentos nos polos exclusivos de casos suspeitos da covid-19 (Centro, Itaipuaçu e Inoã) teve uma queda expressiva. Os três locais atendiam, em fevereiro deste ano, de 400 a 500 pacientes por dia. Agora em março, são menos de 90, numa redução de 80%.

Risco muito baixo para a doença na cidade

A Região Metropolitana Il, que abrange os municípios de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, entrou em bandeira verde, ou seja, risco muito baixo para a doença, de acordo com a 71ª edição do Mapa de Risco da covid-19, publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A Coordenadora de Vigilância em Saúde de Maricá, Micheli Ferreira, afirmou que está confiante na melhora geral do cenário da pandemia.

“Estamos em um momento em que nossos esforços com a vacinação e os cuidados estão sendo recompensados. Apresentamos baixas taxas de positividade sustentáveis e, consequentemente, nosso município se classifica em risco baixo. Nossa vigilância permanece atenta a qualquer variação dos índices, mas estamos confiantes que tempos mais calmos estão por vir”, afirmou.

População protegida

Mais de 132 mil pessoas acima de 12 anos já estão com o esquema vacinal completo com as duas doses ou a dose única, ou seja, 93% deste público. Com a dose de reforço já são mais de 67 mil pessoas acima de 18 anos. A vacinação das crianças de 5 a 11 anos também está adiantada, mais de 10.500 já foram vacinadas, número que representa cerca de 70% do público infantil estimado.

A Secretária Municipal de Saúde, Solange Oliveira, comemorou os números positivos e atribuiu a situação atual, principalmente, ao avanço da vacinação.

“São números excelentes que demonstram com clareza o declínio da pandemia em nossa cidade. Podemos atribuir este resultado positivo a toda população que aderiu em massa à campanha de vacinação e respeitou as medidas sanitárias quando necessárias, além dos profissionais que estiveram durante todo esse tempo nas linhas de combate à pandemia, seja na vacinação, no atendimento aos pacientes, ou até mesmo na fiscalização do cumprimento das ações de prevenção. Estamos cada vez mais perto de vencer essa batalha”, destacou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here