Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara - Foto: Vinícius Manhães

Os dados sobre covid-19 apontam para uma redução significativa da incidência da doença em Maricá. A taxa de positividade – percentual de casos positivos em pessoas submetidas aos testes RT-PCR e antígenos (ag) – está em apenas 2%. É a menor desde o início da pandemia, em março de 2020 (em janeiro de 2022, por exemplo, chegou a 80%).

Desde segunda-feira (07/03), não há registro de pacientes internados em leitos exclusivos para tratamento de covid-19 no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí; no Hospital Conde Modesto Leal, no Centro; e na Upa de Inoã.

O número de atendimentos nos polos exclusivos de casos suspeitos da covid-19 (Centro, Itaipuaçu e Inoã) teve uma queda expressiva. Os três locais atendiam, em fevereiro deste ano, de 400 a 500 pacientes por dia. Agora em março, são menos de 90, numa redução de 80%.

Risco muito baixo para a doença na cidade

A Região Metropolitana Il, que abrange os municípios de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá, entrou em bandeira verde, ou seja, risco muito baixo para a doença, de acordo com a 71ª edição do Mapa de Risco da covid-19, publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A Coordenadora de Vigilância em Saúde de Maricá, Micheli Ferreira, afirmou que está confiante na melhora geral do cenário da pandemia.

“Estamos em um momento em que nossos esforços com a vacinação e os cuidados estão sendo recompensados. Apresentamos baixas taxas de positividade sustentáveis e, consequentemente, nosso município se classifica em risco baixo. Nossa vigilância permanece atenta a qualquer variação dos índices, mas estamos confiantes que tempos mais calmos estão por vir”, afirmou.

População protegida

Mais de 132 mil pessoas acima de 12 anos já estão com o esquema vacinal completo com as duas doses ou a dose única, ou seja, 93% deste público. Com a dose de reforço já são mais de 67 mil pessoas acima de 18 anos. A vacinação das crianças de 5 a 11 anos também está adiantada, mais de 10.500 já foram vacinadas, número que representa cerca de 70% do público infantil estimado.

A Secretária Municipal de Saúde, Solange Oliveira, comemorou os números positivos e atribuiu a situação atual, principalmente, ao avanço da vacinação.

“São números excelentes que demonstram com clareza o declínio da pandemia em nossa cidade. Podemos atribuir este resultado positivo a toda população que aderiu em massa à campanha de vacinação e respeitou as medidas sanitárias quando necessárias, além dos profissionais que estiveram durante todo esse tempo nas linhas de combate à pandemia, seja na vacinação, no atendimento aos pacientes, ou até mesmo na fiscalização do cumprimento das ações de prevenção. Estamos cada vez mais perto de vencer essa batalha”, destacou.