A Prefeitura de Maricá fez, nos quatro dias do feriado de carnaval (de 26/02 a 01/03), 911 ações de combate a diversos tipos de irregularidades, incluindo infrações de trânsito e tentativas de desfile de blocos nas ruas. O saldo foi de 771 motoristas notificados, 61 veículos apreendidos e outros 11, proibidos de entrar na cidade, em cumprimento às medidas restritivas ao transporte turístico. Houve também 12 ações para coibir blocos carnavalescos e dez para impedir som alto em áreas públicas.

O Disque Seop registrou 46 atendimentos, entre denúncias de aglomerações e irregularidades ligadas ao ordenamento público. O trabalho de Integração envolveu agentes da Guarda Municipal e equipes das Secretarias de Trânsito, de Ordem Pública e da Coordenadoria de Postura, com o apoio da Polícia Militar.

Para o secretário de Ordem Pública e Gabinete Institucional, Rhonaltt Bueno, os resultados mostram que o trabalho de integração entre órgãos municipais e estaduais de segurança foi bem planejado e executado.

“Nossas câmeras registraram a movimentação dentro da cidade de quase 3 milhões de veículos no período e, apesar da grande movimentação, registramos dois roubos de rua. Não houve roubo de carros, de cargas e nem mortes violentas. O resultado é uma vitória muito grande. Os índices de criminalidade de carnaval são os menores em sete anos em Maricá”, afirmou.

Reforço no efetivo durante o Carnaval

Quase 3 milhões de veículos circularam pelos bairros de Maricá durante o carnaval, o que exigiu ações rápidas e efetivas do município. O efetivo diário da Seop foi reforçado, contando com cerca de 144 agentes e 22 viaturas, incluindo Guardas Municipais e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

As equipes da Secretaria de Trânsito também foram ampliadas. No total, 137 profissionais atuaram durante o feriado, entre agentes de trânsito, apoio operacional e orientadores.

Vias alteradas para evitar engarrafamentos

Para ordenar o trânsito da cidade e evitar engarrafamentos, a Secretaria de Trânsito optou pelo sistema binário em Araçatiba – na Rua Álvares de Castro, entre a Rua 62 e a Avenida Ivan Mundim – e em três locais de Ponta Negra: Avenida Maysa, Farol e na Orla.

A iniciativa permitiu a criação de 700 vagas de estacionamento por dia e reduziu consideravelmente a quantidade de registros referentes a estacionamento irregular, ou seja, em calçadas e portões de garagem. No distrito de Itaipuaçu, a ponte do Recanto também recebeu o sistema pare-e-siga e o fluxo de veículos foi desviado na Avenida do Canal, no sentido da rotatória do bairro.