A Guarda Municipal de Maricá (GM), vinculada à Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), completou nesta quarta-feira (02/02) 20 anos de atuação, agindo na defesa do patrimônio público e na proteção da população da cidade.

No ano de 2002, 48 profissionais foram aprovados no primeiro concurso público, com o desafio de compor a turma 01 da GM e lidar com os desafios de um município que iniciava seu processo de expansão. Desses selecionados, 47 seguem fazendo parte da guarda.

O comandante da Guarda Municipal de Maricá, Jean Medeiros, ressalta a importância dos profissionais para o crescimento da instituição e na construção da história da cidade.

“Nesses 20 anos de trajetória, tivemos personagens que contribuíram e contribuem com a construção desta história de sucesso, porém os protagonistas são os que saem de suas casas todos os dias, vestem seus uniformes e se propõem a entregar o seu melhor à cidade. Parabéns a todos os guardas municipais pelos 20 anos de serviços prestados a Maricá!”, disse.

Primeira turma da GM garante a importância da instituição

Janderson Brito Martins, de 39 anos, faz parte dos primeiros guardas municipais em atuação na cidade e destaca o papel da instituição na garantia do bem estar da população, buscando constantemente desempenhar um trabalho de excelência.

“São 20 anos de muita luta e trabalho, mas com a sensação de dever cumprido, pois poder realizar meu trabalho e saber que estou dando o meu melhor, me traz alegria e satisfação. Atuo em um município que investe no bem estar de seus moradores e sei que meu trabalho  contribui para isso. A GM age em diversas frentes e espero que os maricaenses reconheçam e respeitem o nosso trabalho, assim podemos continuar a atuar com excelência, algo essencial na segurança pública municipal”, afirmou.

Mudanças na atuação da Guarda

Inicialmente, a Guarda Municipal tinha o foco na proteção patrimonial, com atividades voltadas principalmente à defesa de estruturas públicas, como a Câmara Municipal, a sede da Prefeitura e o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro. Com o crescimento da cidade e da população, principalmente na última década, a Guarda Municipal ganhou novas características e profissionais.

Atualmente, 173 guardas realizam ações juntamente à dinâmica social de Maricá, ocupando as ruas e atuando no ordenamento público, criando um vínculo de proximidade e confiança com os moradores.

Instituição ganhará reforços

Na segunda-feira (07/02), 183 concursados serão convocados para a Guarda Municipal. Os profissionais passarão pelo curso de formação da guarda e, em seguida, integrarão o efetivo da GM. Além disso, a Seop irá entregar novas viaturas à Guarda Municipal este ano para ampliar o patrulhamento na cidade e atender às demandas da população.