A Secretaria de Saúde de Maricá e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nesta sexta-feira (07/01) o encontro “Atividades Municipais de Saúde Mental”, com o objetivo de discutir propostas que serão apresentadas na Conferência Regional de Saúde Mental e posteriormente na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que acontece em maio de 2022.

“Além das nossas equipes e usuários, também participaram do evento alunos das pós-graduações da Universidade de Vassouras, inclusive com alunos do programa Passaporte Universitário de Maricá, que reforçaram a importância das discussões intersetoriais e o protagonismo do usuário no debate coletivo e democrático”, disse a coordenadora de Saúde Mental de Maricá, Edna Francisca da Silva.

Aumento de agravos psicossociais na pandemia

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maricá, Bruno de Sousa Lugon, o tema é sensível e se torna ainda mais abrangente no atual contexto da pandemia.

“Houve um aumento de agravos psicossociais em pessoas que estão fora dessas condições e passam a se enquadrar dentro da necessidade utilização da Rede de Saúde Mental. Por isso, a discussão precisa ser ainda mais ampla e visível”, destacou.

Debates com a sociedade

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, falou sobre a importância dos debates em conjunto com a sociedade para a consolidação de serviços de saúde de qualidade.

“Esse movimento é fundamental para construção de uma forma de cuidado ainda mais qualificada”, afirmou.

Os encontros ocorreram durante as Assembleias dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e outras drogas, II e Infantil, reunindo usuários, familiares, além de profissionais do Consultório na Rua, equipes multiprofissionais de atenção psicossocial, equipes das unidades e Núcleos de Atenção à Saúde da Família e do abrigo para pessoa em situação de Rua de Araçatiba.

O encontro “Atividades Municipais de Saúde Mental” foi realizado no Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, no Centro.

Rede estruturada

A Prefeitura de Maricá vem avançando na construção da sua Rede de Atenção Psicossocial. Foram muitos os investimentos na área ao longo dos últimos anos, como a reestruturação e habilitação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), a implantação e inauguração dos CAPS Álcool de Outras Drogas e CAPS Infantil, dos três Serviços de Residência Terapêuticas (SRT), além das quatro Equipes Multiprofissionais de Atenção Psicossocial que estão atuando em todos os distritos da cidade.

Conferência Nacional de Saúde Mental

As Conferências de Saúde são espaços democráticos que contam com a representação da população, profissionais de Saúde, gestores e outros segmentos da sociedade para avaliar a situação e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde. Este ano, o Conselho Nacional de Saúde realizará a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, com o tema principal: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, que vai ocorrer de 7 a 20 de maio de 2022.