O programa “Chegou a Sua Vez”, realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Organização das Nações Unidas (ONU), avança para a segunda fase que irá beneficiar 9.831 pessoas, que passam a receber atendimento integrado. Em evento realizado nesta quarta (1/12), no auditório do Banco Mumbuca, a primeira-dama e madrinha do projeto, Rosana Horta, apertou de forma simbólica o botão que liberou a carga de dados para o sistema que vai registrar o atendimento integrado das famílias vulneráveis.

Nova etapa

A nova etapa acontece após a conclusão da busca ativa, que visitou mais de 45 mil famílias em toda a cidade, e dos testes iniciais realizados com equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do posto de Estratégia de Saúde da Família do bairro Santa Paula.

Definido como um grande movimento pela redução das desigualdades, o programa é marcado pela integração entre diversas secretarias e autarquias. O evento de lançamento desta fase reuniu equipes do Instituto Municipal de Informações e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR), e das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, que foram fundamentais na construção dos protocolos de atendimento das famílias identificadas como vulneráveis.

Romário Galvão, presidente do IDR, destacou o esforço da prefeitura para a realização do programa. “Todo o ciclo político que Maricá vive hoje tem como foco as pessoas. É esse o perfil de gestão do prefeito Fabiano Horta. E a importância do “Chegou a Sua Vez” é simples e objetiva: encontrar quem está em vulnerabilidade social e encaminhar para a rede básica do município”, enfatizou.

Galvão aproveitou ainda para apresentar os dados consolidados da busca ativa e exaltou o empenho de todos os envolvidos no programa. “Nós consideramos que podemos zerar o número de pessoas em vulnerabilidade social”, completou.

Madrinha do projeto

Escolhida como madrinha do projeto, a primeira-dama Rosana Horta fez questão de destacar a atuação dos agentes comunitários de Saúde, que vão atuar na comunicação às famílias identificadas pelo programa. “No dia da apresentação aos agentes, eu vi no olhar de cada um a importância que eles têm para a nossa população, o cuidado e a atenção. Fico extremamente feliz e honrada de ter sido escolhida como madrinha desse lindo projeto. Não vamos medir esforços para levá-lo ao topo e sermos referência para o Brasil”.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, aproveitou para agradecer os agentes comunitários de saúde que estavam presentes e enfatizar que a atuação de cada agente será fundamental para o sucesso da segunda fase do programa. “Queria agradecer aos agentes por toda valentia e coragem que enfrentam nesse programa. Esse projeto tem o espírito do prefeito Fabiano Horta, que é olhar para todos, sem exceção. Com essa garra que é o ‘Chegou a Sua Vez’ que nós vamos erradicar a extrema pobreza de vez na cidade”, celebrou.

Após a madrinha Rosana Horta acionar o botão para liberar a carga, as 9.831 pessoas identificadas pelo programa foram incluídas no sistema para receber o atendimento integrado. Agora, os agentes comunitários de saúde vão atuar na comunicação às famílias a fim de que elas sejam encaminhadas para o CRAS mais próximo às suas casas e iniciem o atendimento integrado.