O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, recebeu na manhã desta sexta-feira (19/11) o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, na Baixada Fluminense, que veio conhecer as principais iniciativas e políticas públicas implementadas na cidade. Durante a visita, o prefeito e sua comitiva conheceram o pioneirismo do Cartão Mumbuca, iniciativa do programa de Renda Básica de Cidadania, os ônibus Tarifa Zero ‘’vermelhinhos’’ e as bicicletas gratuitas compartilhadas.  

Durante o encontro, os gestores destacaram a importância da integração entre as cidades para o desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, área em que ambas estão incluídas.  

O roteiro de visitação incluiu o prédio da Prefeitura e a recém-inaugurada sede do Banco Mumbuca, no Centro, e o Aeroporto de Maricá, em Araçatiba. A visita foi acompanhada pelo vice-prefeito Diego Zeidan, e pelos secretários de Governo, João Maurício de Freitas, e de Comunicação, Márcio Jardim. 

Fabiano Horta afirmou que a presença da comitiva em Maricá mostra os amplos impactos da política de auxílio à população em vulnerabilidade. 

“Políticas sociais como o Cartão Mumbuca trouxeram mudanças significativas a Maricá. As regiões periféricas da cidade se transformaram, o comércio local foi impulsionado e agora outras cidades se inspiram no nosso modelo, como é o caso da moeda Itajuru, em Cabo Frio. A Mumbuca cria a sensação de pertencimento e empatia entre os moradores da cidade, e espero que isso seja um estímulo para Belford Roxo”, afirmou o prefeito de Maricá. 

O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carreiro, passou por locais importantes do município e garantiu que ficou estimulado pelo que presenciou. 

“Fui recebido com muito carinho e estou impressionado com tantas boas iniciativas em Maricá. Visitei praças, o Banco Mumbuca, locais que são um sucesso na cidade e trazem benefícios à população. Levarei muitas coisas que observei em Maricá para casa, com o objetivo de implantar na cidade de Belford Roxo”, completou. 

Comitivas de Iguaba Grande e Cabo Frio visitaram Maricá este ano 

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, visitou Maricá em 11/08 para conhecer os projetos implementados na cidade, junto ao secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Eron Bezerra, e dos vereadores Marcilei Lessa e Marcelo Durão. O grupo foi conhecer o sistema de bicicletas compartilhadas e o programa Renda Básica de Cidadania (RBC), que inclui a moeda social Mumbuca. 

Representantes da cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, também visitaram Maricá neste ano. O prefeito da cidade litorânea, José Bonifácio, utilizou as experiências de sucesso com a Moeda Mumbuca para criar a Itajuru, moeda social inspirada no modelo maricaense. O lançamento ocorreu no dia 29/10 e contou com a presença do prefeito Fabiano Horta e do vice-prefeito Diego Zeidan. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here