O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) apresentou na sexta-feira (19/11), para a primeira-dama Rosana Horta, o levantamento da primeira fase do programa “Chegou a Sua Vez”, fruto de uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). O programa tem como objetivo identificar famílias mais vulneráveis na cidade e encaminhá-las aos serviços públicos do município, contribuindo para superar a extrema pobreza.  

A equipe visitou 45. 507 domicílios nos distritos de Inoã, Ponta Negra, Itaipuaçu e Centro. Deste total, 24.263 famílias foram entrevistadas, o equivalente a 53%, identificando 9.831 pessoas em vulnerabilidade social.  Em determinadas residências a equipe do IDR encontrou resistência para entrar e em algumas delas os proprietários não foram localizados.  

Durante o encontro, o diretor de pesquisa do IDR, Alan Novais, destacou o esforço conjunto de diversas secretarias e autarquias.  

“Toda a população deve ser beneficiada, mas precisamos chegar exatamente naquelas famílias que ainda não foram identificadas pela rede de proteção social existente, e levar todos os serviços básicos da prefeitura, extinguindo de vez a vulnerabilidade e transformando Maricá numa das cidades mais renomadas do país”, pontuou Novais.  

A apresentação de dados relevantes para Maricá chamou a atenção da primeira-dama, Rosana Horta, que classificou o IDR como fundamental para a redução da vulnerabilidade social no município, sendo referência e indo na contramão do que vemos hoje no Brasil.  

“Todo esse esforço coletivo, através do Instituto Darcy Ribeiro, vai ajudar a desenvolver a cidade, além de auxiliar a população mais pobre a elevar seu nível de vida. Nós precisamos entender que, com pouco, podemos melhorar a vida das pessoas, e com esforço de todos, ações públicas e o programa “Chegou a Sua Vez”, conseguiremos avançar ainda mais na redução da desigualdade social”, enfatizou Rosana Horta.  

Rosana Horta se colocou à disposição para acompanhar as reuniões de sensibilização com as secretarias envolvidas na segunda etapa do projeto. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here