A Prefeitura de Maricá realizou nesta sexta-feira (05/11) mais uma ação em continuidade à campanha do Novembro Vermelho, que visa a prevenção e combate ao câncer de boca. A atividade aconteceu na Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu onde aproximadamente 80 pessoas passaram pelo local para receber informações sobre prevenção da doença e serem avaliadas.

Com uma equipe composta por médico estomatologista e dentista, os profissionais fizeram uma palestra sobre as principais causas do câncer de boca, como o uso excessivo do cigarro, ingestão de álcool e hábitos alimentares inadequados, bem como a prevenção à doença. Foram utilizados para o atendimento um micro-ônibus com cadeira e instrumentos de um consultório odontológico para as avaliações.

“A nossa proposta com a campanha é conscientizar a população que o câncer de boca é uma doença grave e, se diagnosticado no início, conseguimos um prognóstico muito favorável, além da possibilidade de começar o tratamento com rapidez também”, explicou a coordenadora de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Campos.

Caso fosse detectado algum sintoma no paciente ao longo da avaliação, imediatamente ele seria encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Boqueirão. “Viemos trazer esta ação social para o local que é deficiente de atendimento odontológico, explicar o que é a doença e porque ela é tão grave”, disse.

A moradora de Itaipuaçu e aposentada Maria Salete Faustino, de 60 anos, foi avaliado no local e já saiu com o encaminhamento para um próximo exame no CEO. “Já saí com a sinalização que preciso correr atrás para saber se tenho alguma coisa, cuidar é importante para preservar a vida. Achei importante fazer essa tenda aqui”, declarou.

Prevenção contra a doença

A coordenadora Aline Campos pontuou os fatores que estão diretamente ligados ao câncer bucal, como o fumo, a bebida, alguns alimentos, além da genética.

“As principais ações a serem tomadas a partir de agora são evitar o cigarro, o álcool e tudo em excesso. Alimentos processados são vilões e o sol em alguns casos também, por isso para tomar banho de sol é preciso utilizar protetor solar e principalmente labial, pois lesão no lábio inferior é um sinal de lesão pré-cancerígena”, completou.

Glênio Balbino, de 59 anos, foi um dos que passaram pela avaliação. “Recebi orientações do que evitar para que meu problema não aumente e tenha mais coisas ainda para resolver. Estou saindo satisfeito porque fui muito bem atendido, e perto de casa – o que é melhor ainda”, comentou o autônomo.

Atendimentos

A equipe da campanha do Novembro Vermelho esteve na última quinta-feira, 04/11, na praça Orlando de Barros Pimentel conscientizando a população sobre o combate e prevenção ao câncer de boca. Ao todo, 60 avaliações foram realizadas pelo estomatologista da pasta.

Mesmo os pacientes que não foram à campanha e observaram algo diferente em sua boca, podem procurar a equipe de estomatologia da Prefeitura, no CEO, localizado na Avenida Prefeito Ivan Mundin, 737, Boqueirão.

A campanha do Novembro Vermelho acontece na primeira semana de novembro, mas a coordenação de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde já estuda implementar o serviço para além da semana da campanha. A ideia é estar presente nos principais pontos da cidade, como Centro, Itaipuaçu, Ponta Negra e Inoã.