A Prefeitura de Maricá realizou nesta terça-feira (26/10) o workshop Outubro Rosa que abordou o tema “A importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero”. O evento aconteceu na Arena São José, em São José do Imbassaí, e teve iniciativa da Secretaria de Promoções e Projetos Especiais, por meio do programa Viver Bem, em parceria com a Secretaria de Saúde.

Para o secretário de Promoções e Projetos Especiais, José Alexandre, trata-se de uma ação importante para promover a conscientização sobre a doença, a prevenção e o tratamento.

“Para encerrar as atividades do Outubro Rosa fizemos o workshop alertando as mulheres e a sociedade no geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou.

O coordenador do programa Viver Bem, Rogério Peixoto, disse que o mês dedicado à conscientização para o tratamento da doença traz um esclarecimento sobre o câncer de mama e demais problemas de saúde nas mulheres. “Hoje fechamos com o workshop para que as mulheres estejam cada vez mais conscientes e, ao detectarem qualquer sintoma, busquem um diagnóstico precoce”, destacou.

Moradora do bairro de São José do Imbassaí, Rita de Cássia, 58 anos, comentou sobre a importância das palestras que visam à saúde feminina. “Workshop como esse é muito importante para lembrar do autoexame”, disse.

O evento, marcado por repetição das palavras “cuide-se”, “autoexame” e “saúde”, teve a presença de autoridades, como a primeira-dama Rosana Horta e o vereador Frank Costa.