A Prefeitura de Maricá realizou nesta terça-feira (26/10) a aula inaugural do curso de formação da 5º turma da Guarda Municipal. O curso, que é uma etapa obrigatória e eliminatória, conta com 17 agentes aprovados no concurso público, e que foram convocados no início do ano correspondente aos cargos com vagas disponíveis na corporação.

A qualificação está a cargo da Universidade Federal Fluminense (UFF) com duração de três meses. A convocação dos aprovados foi uma exceção prevista na lei complementar nº 173/2020, que restringiu a oferta das vagas no período da pandemia de Covid-19.

“Nossa geração viveu um processo único de luta pela vida coletiva e os agentes da Guarda Municipal cumpriram um papel absolutamente relevante”, afirmou o prefeito Fabiano Horta. “A guarda foi fundamental no diálogo social e de colocação clara dos limites que a Covid permitia na vida comum”, completou.

Serviço de excelência aos moradores

O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Rhonalt Bueno, reforçou a importância desta qualificação para os novos agentes.

“Hoje é o pontapé inicial para uma formação de respeito ao nosso cidadão, para que nossos agentes possam prestar um serviço de excelência e de qualidade ao morador de Maricá”, disse Rhonalt.

Aluno do curso, o agente Caio Victor contou que sempre quis trabalhar com segurança pública.

“Precisamos estar qualificados para trabalhar como guarda municipal e tenho certeza de que esse curso vai me ajudar muito na forma correta de como trabalhar com a população de Maricá”, afirmou.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade o secretário de Governo, João Maurício; o professor do departamento de segurança pública e diretor do Instituto de Estudos em Administração de Conflitos da UFF, Lenin dos Santos Pires; o comandante da Guarda Municipal de Maricá, Jean Carlos Medeiros, vereadores e demais autoridades.