Foto: Ayra Rosa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, qualificou os profissionais das unidades e serviços da Rede de Urgência e Emergência (RUE) sobre cuidados em ventilação mecânica. A capacitação foi dividida em aulas teóricas e práticas e contou com a participação de 385 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

O fisioterapeuta Márcio Arruda, que ministrou os treinamentos na base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), no Centro, destaca que a capacitação é fundamental para aprimorar os conhecimentos e oferecer um serviço de excelência.

“Todo paciente que evoluiu para a Intubação Orotraqueal (IOT) está sob cuidados de alta complexidade, e os mínimos detalhes fazem toda a diferença. Uma equipe bem treinada e capacitada é capaz de identificar as particularidades que envolvem a Ventilação Mecânica Invasiva em cada caso”, explicou Márcio.

Equipes qualificadas

A equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã foi a primeira a receber a capacitação no mês de junho. Em seguida foi a vez do Posto de Atendimento 24h Santa Rita. A qualificação foi encerrada na última quinta-feira (07/10) para os profissionais do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, do SAMU e do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

“O encontro dos profissionais possibilitou a troca de experiências entre setores, o que é importante para um atendimento de qualidade e humanizado”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da RUE Maricá, Débora Ramos.

A próxima capacitação está marcada para o mês de novembro e será sobre cuidados em traqueostomia para todas as unidades da RUE.