Prefeitura de Maricá realiza repescagem da vacinação para maiores de 18 anos. Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a repescagem da vacinação nesta sexta-feira (17/09) para maiores de 18 anos que perderam o prazo anterior de imunização. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, houve grande procura pelas doses nos polos e unidades volantes da cidade, onde também foram disponibilizadas a vacina para pessoas imunossuprimidas (com imunidade reduzida) de qualquer faixa etária.

No posto volante montado no aeroporto de Maricá, em Araçatiba, havia ainda aplicação de primeira e segunda doses regulares, mas a procura maior foi pela repescagem. Um grupo de quatro vizinhos saiu de São José de Imbassaí em busca da vacina. Entre eles estava a dona de casa Eliane do Nascimento França, de 51 anos, que teve um motivo familiar para não ter ido aos postos no prazo.

“Minha mãe de 82 anos, que já foi vacinada, não sai de casa por doença e na época não tive quem tomasse conta dela. A vacina me deixa mais tranquila. Se todos se vacinarem, a gente acaba logo com isso tudo”, recomendou ela.

O estudante de Veterinária Washington Ramos de Oliveira alegou que suas aulas são em tempo integral, o que o impediu de ir ao posto de vacinação. “Na minha casa, meu pai e minha mãe contraíram a doença e só agora consegui um tempo livre. É importante se vacinar, dá mais tranquilidade”, afirmou o morador do Caxito, de 20 anos.

Novas remessas

Também nesta sexta-feira, uma nova remessa de doses foi entregue ao Núcleo de Imunização Dr. Heitor da Costa Matta, no Parque Eldorado, que recebeu um total de 3.166 doses. Desse quantitativo, 2.286 são de AstraZeneca e 880 de Pfizer.

A aplicação da terceira dose para os idosos, que nesta sexta-feira beneficiou pessoas com 93 anos ou mais, continua na próxima semana a partir do 92 anos já na segunda-feira (20/9), e segue de forma sucessiva diariamente até a próxima sexta-feira (24), sendo necessário que o idoso tenha recebido a segunda dose há seis meses ou mais. Os imunossuprimidos de todas as idades também podem receber a dose de reforço em qualquer dia, desde que tenham recebido sua segunda dose há 28 dias ou mais.