Prefeitura de Maricá inicia dose de reforço contra a Covid-19 nos idosos de 94 anos ou mais. Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (16/09) a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 nos idosos de 94 anos ou mais. O grupo pode receber a vacina nos polos de imunização da cidade ou, no caso dos acamados, nas residências, através de agendamento direto com a Unidade de Saúde da Família (USF), responsável pela região de moradia.

A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que garantir a imunização em casa àqueles que não podem se locomover é uma estratégia importante para alcançar o maior número possível de pessoas vacinadas.

“Não podemos deixar ninguém para trás. Se você tem um idoso acamado nessa faixa etária e que já esteja apto a receber a dose de reforço, entre em contato com a sua unidade de saúde de referência e solicite a vacinação”, reforçou a secretária, lembrando que a terceira dose é fundamental para os grupos mais vulneráveis definidos pelo Ministério da Saúde.

“Neste momento em que a variante Delta se espalha rapidamente pelo estado do Rio de Janeiro e com uma capacidade maior de contaminação, garantir a terceira dose para ampliar a proteção de quem está mais exposto é de suma importância”, completou.

Idosos de Cordeirinho recebem dose de reforço

Os idosos de Cordeirinho foram alguns dos que receberam o reforço da vacina em casa na manhã desta quinta-feira (16). Uma delas foi Lindalva Barbosa do Nascimento, de 98 anos, que demonstrou satisfação por ampliar a proteção contra o novo coronavírus.

“Estou muito feliz com a terceira dose, agora me sinto mais segura para conviver com a minha família que cuida muito de mim”, garantiu a idosa de 98 anos, que estava acompanhada da filha no momento da aplicação. “Acho ótimo a minha mãe poder ser vacinada. Estava na expectativa. Me sinto feliz, principalmente por ela não conseguir se locomover e ter a oportunidade de ser uma das primeiras a receberem o reforço em casa”, afirmou Maria Jandira Barbosa, de 65 anos.

Filho de centenária comemora dose de reforço aplicada na idosa

Outra família que recebeu a equipe de vacinação em domicílio foi a de Caritas de Moraes, de 106 anos. O filho da centenária demonstrou alívio ao observar a mãe receber mais uma dose da vacina contra a Covid-19, destacando a qualidade e eficiência da saúde de Maricá.

“A prefeitura está fazendo um ótimo trabalho na saúde. Uma equipe do posto médico vem até aqui para prestar toda a assistência. Me sinto grato por ela receber esse reforço de forma confortável, agora todos aqui em casa podem viver com mais segurança”, pontuou o advogado Antônio Moraes, de 59 anos.

Continuidade da dose de reforço

Na próxima sexta-feira (17/09), é a vez do reforço aos idosos de 93 anos ou mais, que receberam a segunda dose há seis meses ou mais. A dose de reforço também está disponível para os imunossuprimidos de qualquer idade que tenham completado as duas doses há 28 dias ou mais.

Documentos necessários

Os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovantes da primeira e segunda dose, documento de identidade com foto e CPF em um dos polos de vacinação da cidade. Os idosos acamados podem receber a vacina em casa. Basta entrar em contato com a unidade de referência para agendar o atendimento.

No caso dos imunossuprimidos, além do comprovante com as duas doses completas e da documentação com foto e CPF, é necessário laudo médico que comprove a condição de saúde.

Repescagem

Também nesta sexta-feira (17/09), o município faz uma repescagem da vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas com 18 anos ou mais. A vacinação ocorre em todos os polos e Unidades Volantes de Vacinação (UVV), sendo necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.

Novas remessas

Nesta quinta-feira (16/09), Maricá recebeu 2.004 doses de imunizantes contra a Covid-19, entre 954 unidades da Pfizer destinadas à primeira dose (D1) e 1.050 da Astrazeneca para a segunda dose (D2). Dessa forma, a segunda dose de todos os imunizantes continua sendo aplicada nos polos de vacinação da cidade.

Até o momento, Maricá já realizou a vacinação dos grupos prioritários, dos adultos e dos adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose.

Polos de vacinação para a repescagem, reforço e D2

Os interessados podem procurar os polos de vacinação: Unidade de Saúde da Família (USF) Central; USF Jardim Atlântico; USF Chácaras de Inoã; USF Marinelândia; UVV do Centro Administrativo de Itaipuaçu; UVV do Aeroporto de Maricá, que funcionam de 9h às 16h. Já os polos exclusivos para a segunda dose (USF Barra; USF Inoã 2; USF São José 2; USF Barroco) funcionam de 9h às 14h.