Foto: Anselmo Mourão

Prosseguindo com o cronograma de imunização contra a Covid-19 no município, a Secretaria de Saúde de Maricá vacinou, nesta terça-feira (10/08), em primeira dose, o público sem comorbidades com idade de 28 anos ou mais nos polos dos quatro distritos da cidade. O avanço do calendário se dá após o recebimento de novos lotes de imunizantes no sábado (07) e nesta segunda-feira (09), somando 10.800 doses nessas entregas.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) Marinelândia, em Cordeirinho, o movimento foi grande pela manhã, com a procura de pessoas da faixa etária para receber a primeira dose do imunizante. Para a autônoma Mayara da Silva Rosa, moradora do Jardim Interlagos, a vacina traz segurança e é uma maneira de se proteger da doença coletivamente.

“Eu adorei poder ser vacinada hoje e chegou na hora certa, já que precisamos combater a Covid-19 e nada melhor que receber a nossa dose para melhorar a situação. Mesmo vacinada não vou descuidar, continuando a usar máscara de proteção, porque não sabemos os riscos que existem por aí, principalmente com a nova variante que circula no estado do Rio”, destacou.

Já a bacharel em Ciência Política Iris Rodrigues, natural da Espanha mas que vive em Cordeirinho atualmente, vê a campanha de vacinação como um símbolo da preocupação do poder público municipal com a saúde da população.

“Eu acho que a vacinação e a saúde pública em geral do município é muito completa. Noto que o bem-estar da população é uma política pública da Prefeitura. Vim tomar a vacina pois acompanho sempre o cronograma pelas redes sociais, observando que hoje chegaria à minha idade. Me sinto mais segura com a primeira dose, mas aguardarei a segunda dose para ter mais liberdade, continuando sempre a manter os protocolos de segurança contra o coronavírus”, explicou.

No distrito de Itaipuaçu, os pontos de vacinação na USF Jardim Atlântico e na Unidade Volante de Vacinação (UVV) do Centro Administrativo da Prefeitura tiveram bastante procura por parte dos moradores. Uma das imunizadas foi a estudante Suzane Vasconcelos, de 28 anos, que mostrou tranquilidade com a primeira dose, principalmente por facilitar a convivência com a família.

“Estou muito feliz. Esperei por mais de um ano pela minha vez e estava na expectativa, já que todos lá em casa se vacinaram. Agora me sinto muito mais segura agora para conviver com a minha família. A minha avó, que é bem idosa, mora conosco e, mesmo tomando as duas doses, sei que existe a possibilidade de pegar a doença, então estar vacinada me dá mais tranquilidade ao passar os dias com ela. Continuo assistindo as minhas aulas remotamente, mas, ao sair de casa, pretendo manter todos os cuidados, continuando a usar máscara e só saindo para espairecer um pouco com segurança”, disse.

O técnico da Marinha Erick Felipe da Silva, também de 28 anos, pontuou toda a estrutura montada pela Prefeitura para a vacinação.

“Vejo que a vacinação em Maricá está sendo feita com todo o preparo, sempre no tempo correto, com profissionais treinados e atenciosos, além do espaço aqui ser muito organizado. Agora que recebi a primeira dose, me sinto também mais seguro para conviver com as pessoas ao meu redor, principalmente o meu pai, que teve um quadro grave de Covid-19 recentemente, e estou ansioso pela imunização completa com a segunda dose”, completou.

O cronograma de vacinação segue nos próximos dias, sempre das 9h às 16h, chegando às pessoas maiores de 27 anos na quarta-feira (11) e àqueles com mais de 26 anos na quinta-feira (12), nos seguintes polos: USF Central; USF Chácara de Inoã; USF Jardim Atlântico; USF Marinelândia; UVV Aeroporto de Maricá; UVV Centro Administrativo da Prefeitura em Itaipuaçu. Para receber a primeira dose, os moradores devem levar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS (se tiver), além de comprovante de residência do município de Maricá.