Vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan, em viagem pelo Norte e Nordeste. Foto: Divulgação

O vice-prefeito de Maricá, Diego Zeidan, realizou uma viagem pelo Norte e Nordeste e trouxe experiências e projetos de vários tipos para aplicação na cidade. Entre eles ações ligadas a bancos comunitários e um programa de combate ao analfabetismo adulto.

“A viagem foi muito produtiva, com muito intercâmbio de ideias e projetos para trazermos para Maricá. Por onde passei, Maricá foi reconhecida e as pessoas ficaram encantadas com nossa cidade e nossas políticas públicas”, afirmou Diego.

O projeto “Sim Eu Posso”, de combate ao analfabetismo para adultos no Maranhão está na lista dos citados para ser implementado em Maricá. Com esse método, idealizado em Cuba, em pouco tempo o aluno aprende a ler e escrever e muda toda a sua forma de ver e interpretar o mundo em que vive.

“Além dele, dois projetos de economia solidária, um de incubadora de cooperativas de planos de negócios sociais e outro do próprio banco do povo, eles construíram um caminho legal para que a Prefeitura coloque dinheiro diretamente no banco, o que ainda não fazemos aqui em Maricá. O crédito que o banco Mumbuca disponibiliza se dá a partir de fundo do próprio banco”, explica o vice-prefeito, referindo-se ao percentual de cada operação realizada com o cartão Mumbuca e que fica com o banco para gerar novos créditos. “Nós pegamos a legislação deles para conseguir que a Prefeitura aporte dinheiro e aumente o crédito que o banco pode oferecer”, explicou o vice prefeito.

Diego também participou durante a viagem, junto com o vice-prefeito de Belém, Edilson Moura, de um seminário sobre bancos comunitários e políticas de crédito como indutores da economia local. Também participou do seminário do Banco Tupinambá e do Banco do Povo, ambos de Belém, e o Banco Mumbuca de Maricá, representado pela presidenta Manuela Mello.