Seguindo as ações propositivas para organização da linha de cuidados materno-infantil do Plano Municipal de Saúde, a Atenção Primária à Saúde de Maricá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará encontros online com a finalidade de fortalecer o vínculo entre a gestante, seu parceiro e os profissionais da saúde da rede municipal de saúde.

O objetivo deste grupo é trazer à reflexão e propiciar conversas sobre temas importantes na gestação. Os encontros online serão realizados mensalmente, sempre nas primeiras quintas-feiras de cada mês, às 10 horas. O primeiro encontro está agendado para o dia 15/07, onde serão abordadas as “Modificações Adaptativas do Organismo Materno na Gravidez”.

“Essa pandemia vem trazendo impactos para a vida da sociedade, exigindo dos profissionais de Saúde a reorganização dos processos de trabalho. Tendo em vista a impossibilidade dos encontros presenciais nas Unidades de Saúde da Família, os grupos online foram desenvolvidos com a finalidade de complementarem o atendimento realizado nas consultas; melhorarem a adesão das gestantes às consultas de pré-natal, bem como estimular o envolvimento de seus parceiros no processo gestacional; diminuir a ansiedade e ampliarem a visão sobre a gestação, potencializando suas práticas em saúde”, comenta coordenadora da Atenção Primária à Saúde Shirley Linhares.

Os temas abordados nos próximos encontros serão “Aleitamento Materno e Saúde” (05/08); “Higiene e Saúde Bucal na Gravidez” (02/09). Essas ações compõem o Plano de Ação Municipal em Saúde de Maricá (Operacionalizar, qualificar, manter o acesso aos serviços de saúde em tempo adequado, com ênfase na humanização, na equidade e no atendimento das necessidades de saúde, aprimorando a Atenção Primária) em convergência com a Política Nacional de Humanização – PNH (BRASIL, 2010).

“Recebíamos com regularidade grupos de gestantes nas unidades de saúde para nossas rodas de conversa. Com a chegada da pandemia, nossos encontros presenciais deixaram de acontecer. Vamos usar mais da tecnologia para fazer chegar nesses usuários palestras ricas e conhecimento, com profissionais da rede e com convidados. Contamos com a divulgação de todos para que o maior número de pessoas interessadas compareça”, fala o idealizador do projeto, José Mário Santos, responsável pela pasta Saúde da Mulher.

Para ter acesso à roda de conversa “Modificações Adaptativas do Organismo Materno na Gravidez”, em 15/07, às 10h, basta clicar no link: https://bit.ly/3xxEF5m