Foto: Marcos Fabrício

O balanço da movimentação das barreiras sanitárias montadas em Maricá durante a Semana Santa aponta que foram abordados quase 10 mil veículos a mais do que no fim de semana anterior. Com um dia a mais de ação – entre quinta-feira (1º) e domingo (04/04) –, foram parados 33.609 carros que passavam pelas tendas, contra 23.692 dos primeiros três dias (entre 26 e 28 de março).

No entanto, a quantidade dos que voltaram foi um pouco menor. Nos últimos quatro dias retornaram 760 veículos, sendo que no primeiro fim de semana 780 tiveram de dar meia volta. Somando os dois períodos, o total de abordagens foi de 57.301 veículos e 1.540 tiveram de voltar.

Oito pontos foram instalados em locais estratégicos da cidade como: Ponta Negra (próximo ao acesso a Jaconé), Bambuí (na Avenida Antônio Callado), Serra do Lagarto, Ubatiba (junto ao módulo de segurança), Barra de Maricá (rotatória de Zacarias) e em três pontos de Itaipuaçu (rotatória da Avenida Gilberto Carvalho, Estrada dos Cajueiros e Recanto). Cerca de 175 agentes participaram das ações entre guardas municipais, policiais do Programa de Integração na Segurança (Proeis), agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop) e orientadores de trânsito, totalizando 30 viaturas.

Outra secretaria que se mobilizou durante a Semana Santa foi a de Proteção e Defesa Civil, que voltou a circular pelas praias para orientar banhistas a não permanecerem nas areias, como determina o decreto que põe o município na Bandeira Laranja de combate à Covid-19. Utilizando duas viaturas e um megafone, os agentes percorreram a orla para fiscalizar e coibir a presença dos frequentadores. O próprio secretário Fabrício Bittencourt acompanhou a fiscalização.

As ações do órgão se concentraram em Itaipuaçu, onde foram montados bloqueios em cinco pontos de acesso à praia – Avenida Zumbi dos Palmares, Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), Rua 53, Rua 83 e Rua 116. Nos dois fins de semana, 15.647 veículos foram abordados nesses locais e 2.474 tiveram de retornar.

Houve ações também da Coordenadoria de Postura da Secretaria de Transporte e Ordenamento de Solo Público nos últimos quatro dias. Dos 87 estabelecimentos comerciais fiscalizados, 52 foram notificados e 15 receberam intimações, além de outros 20 que foram instruídos a atender nas modalidades de delivery, retirada ou drive-thru. O órgão ainda retirou das ruas 52 ambulantes, interrompeu 23 festas particulares e 14 atividades esportivas.