A população de Maricá sinalizou neste sábado (27/3) que entendeu e apoia a importância do distanciamento social no mais grave momento da pandemia da Covid-19. Mesmo com o dia de sol e forte calor, os locais que costumam ter grande procura de moradores e visitantes na cidade, como praias as orlas, ficaram vazios durante todo o dia. As barreiras sanitárias e bloqueios nos acessos em parte desses locais também impediram a chegada de visitantes.

Na Barra de Maricá, quase todas as ruas tiveram grandes manilhas instaladas nas esquinas com a Avenida Maysa, enquanto as orlas do Boqueirão e Zé Garoto, que fica ao lado, foram fechadas com grades por equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Perto dali, agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária conferiam comprovantes de residência de motoristas que passavam pela barreira montada na rotatória de Zacarias.

Ao longo da orla desde a Barra até Ponta Negra, não havia procura de banhistas e também não se viu o costumeiro movimento de veículos, mesmo cenário observado também nas areias de Itaipuaçu. As águas do canal de Ponta Negra também ficaram vazias. Nas orlas de Guaratiba, Itapeba e Araçatiba, os brinquedos e aparelhos de ginástica receberam fitas de isolamento para impedir a utilização, assim como as mesas de ping-pong.

Equipes da secretaria de Proteção e Defesa Civil do município, percorreram  a orla do Recanto até Jaconé abordando as poucas  pessoas que insistiram em descumprir o Decreto Municipal. Elas foram orientadas pelos agentes e deixaram o local.

Bandeira Laranja

Desde a última sexta-feira (26/3), um efetivo de aproximadamente 190 agentes atua nas ruas para garantir o cumprimento das determinações do decreto anunciado pelo prefeito Fabiano Horta na terça-feira (23), que pôs a cidade na Bandeira Laranja de prevenção à Covid-19. Oito barreiras sanitárias foram instaladas em Ponta Negra (próximo ao acesso a Jaconé), Bambuí (na Avenida Antônio Callado), Serra do Lagarto, Ubatiba (junto ao módulo de segurança), Barra de Maricá (rotatória de Zacarias) e em três pontos de Itaipuaçu (rotatória da Avenida Gilberto Carvalho, Estrada dos Cajueiros e Recanto).

No Espraiado e na praia da Sacristia (também em Ponta Negra) não há essas barreiras, mas o acesso de frequentadores mesmo a pé não será permitido. As tendas com os agentes vão funcionar durante o fim de semana e retornam na quinta-feira (01/04), em razão do feriado da Semana Santa. Nestes períodos, o acesso só será permitido se for comprovada a residência no município. A secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional de Maricá (Seop) recomenda que mesmo os moradores que não pretendem sair da cidade levem consigo algum comprovante, ainda que os deslocamentos sejam curtos.

 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here