O sucesso da rede de proteção social montada em Maricá, antes e durante a pandemia de Covid-19, foi tema de um painel exclusivo apresentado na manhã desta quarta-feira (24/03), no Istanbul Innovation Days 2021 – evento promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da ONU, visando descobrir e acelerar as possibilidades de desenvolvimento alternativo. O evento este ano tem o título “O Desenvolvimento e seus futuros”.

Convidado pela organização, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Portos de Maricá, Igor Sardinha, fez uma palestra sobre as políticas públicas implementadas com sucesso na cidade, desde o lançamento da Renda Básica de Cidadania (RBC) até as medidas tomadas para enfrentamento dos impactos socioeconômicos trazidos pela pandemia, cujos resultados positivos renderam à cidade a projeção internacional que a participação no seminário confirma. Não à toa, o painel foi apresentado no evento com o sugestivo título: “As vibrações do presente: repensando os modelos econômicos e o curioso caso de Maricá”.

Segundo ele, por já ter um histórico de enfrentamento das questões de pobreza e desigualdade, Maricá conseguiu reagir mais rapidamente à piora geral do quadro de desenvolvimento econômico trazido pela doença: a cidade já possuía um programa de renda básica, cujo montante foi aumentado para proteger a parcela mais vulnerável da população, além da implantação rápida de novas medidas, como um programa de crédito capaz de prover segurança ao setor produtivo – o Fomenta Maricá, que já vinha sendo gestado antes mesmo da pandemia.

O secretário também destacou em sua apresentação que, justamente por ter como foco a busca incessante por formas inovadoras de enfrentar os problemas existentes e futuros, a administração de Maricá também foi capaz de desenvolver rapidamente soluções que amparassem os trabalhadores informais, como o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), e garantissem também os empregos formais – o Programa de Amparo ao Emprego (PAE).

“Deixamos neste evento a mensagem de que é possível construir um modelo de desenvolvimento econômico que caminhe junto com a promoção da justiça social. A Covid-19 tornou tudo mais grave, mas a pobreza e a desigualdade já eram questões calamitosas, que foram enfrentadas pela atuação do poder público”, afirmou Sardinha.

Realizado desde 2015, o Istanbul Innovation Days 2021 conta com participantes de todo o mundo, divididos em painéis setoriais. Além de Sardinha, participaram nomes como o do ministro do meio ambiente e secretário de Estado da Alemanha, Jochen Flasbarth, da secretária-geral assistente da ONU para o Bureau de Crises, Asako Okai e da economista chefe do Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento, Beata Javorcik, entre outros.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here