Nesta quinta-feira, dia 18, às 14h, a Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a palestra online “O que é atenção psicossocial? – Fundamentos e práticas”, direcionada para profissionais atuantes na APS e RAPS (Rede de Atenção Psicossocial); Conselho Municipal de Saúde e demais Conselhos, Rede Intersetorial, entre outros. O evento é o 1° Fórum Permanente da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, realizado pela Saúde Mental – RAPS e Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com a Escola de Governo – EMAR.

Os palestrantes serão Maria Paula Cerqueira Gomes, professora doutora associada à psiquiatria e Medicina Legal e integrante de Grupos de Pesquisa Micropolítica, Cuidado e Saúde Coletiva e Rede de Observatórios de Políticas Públicas, Educação e Cuidado em Saúde. Além do doutor Carlos Eduardo Honorato, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e apoio técnico da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Objetivo do evento é promover espaços de diálogo e troca de experiências entre profissionais de saúde, usuários, rede intersetorial para fortalecimento e ampliação das ações na assistência em Saúde Mental. Link de acesso: https://meet.google.co/agu-cfcv-knx

De acordo com a gerente da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Edna Francisca, o espaço de diálogos, como o Fórum onde serão discutidos e aprofundados os princípios para a atuação e entendimento dos profissionais da Rede, ampliam estratégias de cuidado, além de valorizar e fortalecer o conceito de Atenção Psicossocial e suas diretrizes.

“Nossa missão consiste na promoção da equidade, combate a estigmas e preconceitos, e atua na garantia do acesso e da qualidade dos serviços. Estes são aspectos fundamentais para o fortalecimento da RAPS em Maricá. A proposta é que os Fóruns Permanentes aconteçam a cada 2 meses”, ressalta Edna.