Mais de mil pessoas foram orientadas quanto a medidas de combate à Covid-19. Este número faz parte dos dados consolidados divulgados pela Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional, do período do dia 12 até  segunda-feira, 15/02. A atuação do órgão, juntamente com a Coordenadoria de Posturas, faz parte da força-tarefa organizada pela Prefeitura de Maricá, que visa garantir o cumprimento do decreto municipal que proíbe festas e aglomerações durante o período de carnaval em razão da pandemia da Covid-19.

De acordo com os dados, ao todo foram empenhadas nesses quatro dias: 19 viaturas (9 viaturas da Guarda-Municipal, 8 Proeis e 2  viaturas Seop) e 488 agentes (6 agentes da PM, 324 Proeis, 27 Seop e 131 guardas-municipais). Além deste número, 254 notificações de trânsito foram feitas, 4 conduções de pessoas para a 82ª Delegacia Policial, 73 atendimentos no Disk Seop e 1.039 pessoas orientadas quanto às medidas de combate à Covid-19.

No mesmo período, a Coordenadoria de Posturas do município dispersou 80 grupos de pessoas enquanto realizavam churrascos nas orlas e praias, retirou 75 ambulantes sem autorização das praias e lagoas, derrubou 50 acampamentos irregulares e 7 construções irregulares na orla das praias e lagoas de Maricá, cujos proprietários também foram notificados.

“A nossa fiscalização visa combater e dispersar quaisquer tipos de perturbações que se referem ao descumprimento dos decretos municipais. Aqueles que mantiverem as atividades que descumpram as ordens para utilização de espaço público sofrerão sanções administrativas rigorosas, como autuação, intimação, recolhimento de mercadorias e estruturas, bem como multas”, explicou o supervisor da Coordenadoria de Fiscalização e Posturas, José Luiz Mattos.

Em Ponta Negra, no fim da noite do domingo (14/02) policiais militares da 6ª Companhia, pertencentes ao 12º Batalhão de Polícia Militar (Niterói) que acompanham  as ações da força-tarefa, agiram para dispersar  aglomerações na praça de Ponta Negra. Após a tentativa de diálogos por parte dos agentes, as pessoas se recusaram a cumprir as determinações que constam no decreto municipal, para o período de Carnaval. Após o insucesso dos diálogos, a Polícia Militar precisou utilizar gás lacrimogêneo para dispersar as aglomerações que tomavam conta da praça. Toda a ação foi realizada pelos policiais militares.