O período de carnaval deste ano está chegando e a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop), vai intensificar as ações de fiscalização. A medida visa fazer valer a proibição de realização de atividades festivas e eventos comemorativos de carnaval no município, constante no decreto de número 652, publicado no dia 5 de fevereiro.

O planejamento de atuação da Seop durante o período de carnaval em 2021, prevê a utilização de 24 viaturas e 228 agentes. Deste número, serão 15 viaturas da Guarda Municipal (13 carros, 1 moto e 1 base móvel); 8 viaturas do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis); 1 viatura da Seop e 2 reboques; 68 guardas municipais; 100 agentes do proeis e 60 orientadores de trânsito.

De acordo com o secretário Júlio Veras, titular da secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional, a pasta dará ênfase em fiscalizações nos locais onde as pessoas costumam frequentar neste período.

“Vamos dar ênfase nas fiscalizações em Ponta Negra e em Itaipuaçu, locais que terão bases físicas da Seop. Além disso, faremos fiscalizações constantes em todo o município visando coibir manifestações festivas de carnaval que estão proibidas pelo decreto municipal”, explicou o secretário.

É importante destacar que festas, concentrações e desfiles de agremiações ou blocos carnavalescos não poderão acontecer. O decreto proíbe mesmo as atividades recreativas que apresentem características comuns a blocos carnavalescos, bem como quaisquer outras atividades festivas e eventos comemorativos de carnaval em espaços públicos. E considera como atividade festiva ou evento comemorativo qualquer atividade em espaço público que tenha música e bebida (alcoólica ou não) e que reúna mais de cinco pessoas.

Também os eventos em estabelecimentos privados, como bailes carnavalescos, estão proibidos pelo decreto, além do uso de carro de som, carro particular com projeção de som ou qualquer outro aparelho sonoro em áreas públicas.

Um dos maiores instrumentos que podem auxiliar a Prefeitura durante este período é o Disk Seop, que completou 4 mil atendimentos essa semana. “Nós contamos com o auxílio da população para denunciar qualquer tipo de aglomeração através do disk Seop”, completou o secretário Veras. Para denunciar irregularidades, basta ligar para o Disk Seop, através do telefone (21) 96809-1516.