Cerca de 220 árvores caíram no fim de 2020 em Maricá, um número tão significativo que chamou a atenção dos técnicos da Prefeitura. A chegada do verão, umidade, rajadas de vento e as chuvas foram fatores que contribuíram para esse resultado.

De acordo com dados do setor de Conservação da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), responsável pela coleta e desobstrução de vias do município, houve registros em nove bairros da cidade: Bananal, Vale da Figueira, Pindobal, Espraiado, Bambuí, Cordeirinho, Ponta Negra, Caju e Jacaroá. Entre as espécies mais atingidas estão amendoeiras, mangueiras e ipês.

O número de queda de árvores não é típico no município. Desta vez, aconteceu por conta de um fenômeno chamado downburst. De acordo com meteorologistas da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o fenômeno acontece através de rajadas de ventos verticais com um grande volume de chuvas, que culminam em destelhamentos de casas, queda de árvores, rompimento de fios, entre outros. Ainda de acordo com os agentes, a velocidade dos ventos registrada no dia 31 de dezembro de 2020 foi entre 75 e 87 km/h, o que é considerado muito alto.

Para evitar que o problema se estenda ainda mais, a Secretaria de Cidade Sustentável faz, diariamente, podas de prevenção e manutenção de árvores em áreas públicas, desde que não estejam em conflito com a rede elétrica – nesse caso o serviço é feito pela concessionária de energia elétrica.

A secretaria também tem investido na distribuição de mudas de espécies nativas, através do programa Maricá+Verde, que já entregou aos moradores da cidade mais de três mil mudas. Segundo o titular da pasta, Hélter Ferreira, esse plantio sustentável só traz benefícios ao município.

“Ter mudas e futuras árvores pelo município tem vários pontos positivos. Posso citar com certeza: bem-estar psicológico, efeito estético, sombra para os pedestres e veículos, proteção contra o vento, diminuição da poluição sonora, redução do impacto da água de chuva, auxílio na diminuição da temperatura e preservação da fauna silvestre, enfim uma melhora na qualidade de vida da população”, comentou.

Serviço

Retirada de árvores em situações de emergência

GPA (grupo de pronto atendimento da Somar) – Telefone: (21) 3731-9633 de 8 às 17h (segunda a sexta-feira)

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here