Técnicos do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) – instituição que presta assessoria técnica à Prefeitura de Maricá na revisão do Plano Diretor – realizou atividades de campo para reconhecimento do território do município. Foram visitados vários bairros com objetivo de identificar problemas ambientais, econômicos e sociais.

De acordo com Henrique Barandier, coordenador técnico do IBAM, “o extenso território municipal, em si, parece ser um grande desafio, pois sugere a necessidade de se pensar propostas de desenvolvimento urbano que promovam a integração de diferentes bairros ou localidades, mas que respeitem as especificidades de cada lugar”.

Paralelamente aos estudos técnicos, a Prefeitura irá promover encontros com segmentos organizados da sociedade para debater as principais demandas e expectativas dos moradores e empreendedores de Maricá.